Translate

quinta-feira, 31 de março de 2011

Iluminação nos jardins






Um bom projeto de paisagismo requer, além da harmonia entre as plantas e elementos arquitetônicos, cuidados especiais com outros fatores, como a iluminação.
Um projeto completo e funcional deve permitir que seus usuários o aproveitem em todos os momentos, tanto de dia como à noite. Além de proporcionar conforto e segurança nas áreas externas, a iluminação multiplica as funções e a utilização do jardim, permitindo não somente que seja visto também à noite, mas também que os efeitos, cores, sombras e luzes realcem a composição paisagística.
Apesar de parecer simples, o resultado só será positivo se os acessórios forem bem empregados. Para não confundir os elementos é necessário saber a utilidade de cada um. Os postes são indicados para iluminar grandes áreas e devem ter altura maior que dois metros para não ofuscar a visão. Os mini-postes ou balizadores servem para iluminar pequenos caminhos e canteiros e devem ter altura máxima de 1,10m. A iluminação direcionada exige spots, que precisam estar posicionados a 1/3 da altura da planta ou escultura para focar o destaque.
Existem ainda os embutidos de chão, que iluminam indiretamente o ambiente e produz um efeito muito interessante na vegetação. As arandelas e lanternas são apropriadas para paredes e muros e tem eficácia mais geral.
Deve-se levar em conta o volume dos arbustos e das copas das árvores, além do fato de que os elementos estarão mais detalhados com a luz. À medida que as plantas vão crescendo ou sendo substituídas, o jardim vai se modificando e a projeção de luz ganha novo enfoque.
O projeto de iluminação para jardim deve prever a capacidade da rede elétrica disponível. Após a definição do tipo e disposição da iluminação pelo paisagista, é providencial a consuta a um técnico em eletricidade. É importante manter uma distância de segurança na fração abaixo do solo e mapear as instalações para evitar acidentes com enxadas, cortadores e outras ferramentas usadas na manutenção dos jardins.
As lâmpadas halógenas são ideais para áreas externas por serem mais quentes, pequenas, duráveis e fiéis na reprodução de cores. As mais indicadas são as do tipo par, de numeração 20, 30 e 38, que tem facho variável e são ideais para vegetação fechada.
Focos direcionados e luminárias escolhidas corretamente destacam e valorizam a vegetação.
A AR-111 de 50w, por exemplo, destaca plantas e esculturas. Já a dicróica blindada é muito utilizada dentro de vasos, por iluminar a planta de baixo para cima.  A halógena palito é indicada para áreas amplas e com vegetação fechada.
Tanto na arquitetura quanto no paisagismo, cada cliente merece um projeto exclusivo.
A iluminação pode ser um grande diferencial, fornecendo maior segurança ao local e valorizando elementos arquitetônicos e espécies vegetais utilizadas no projeto.




Mensagem do Dia


INCANSABILIDADE

“Incansabilidade é nunca ficar desbotado, nunca permitir que nada remova a cor, a vivacidade, às variações, a beleza da vida. E mais do que isso, significa nunca matar o amor. Para isso você precisa de tal amor à vida para que não haja nem mesmo um recuo em direção ao passado ou anseio pelo futuro. O agora é belo e vale reunir energia para ele. Tudo é importante!”


quarta-feira, 23 de março de 2011

Um belo jardim




O jardim deve ser tocado, ouvido, degustado e principalmente cheirado. Normalmente, as grandes responsáveis pelos agradáveis aromas de um jardim são as flores.
É preciso conhecer sobre as plantas para que as espécies plantadas ofereçam prazer ao olfato, sem excessos que possam se tornar um incômodo para os que ali frequentam. Algumas combinações de odores funcionam, outras não.
Gostar do perfume das flores é um prazer universal. Cultivar plantas cheirosas exige o conhecimento das preferências pessoais de cada um, porque o gosto pelas fragrâncias varia muito.
Em jardins pequenos, o ideal é usar apenas uma planta com perfume mais acentuado. Nos jardins maiores, é possível utilizar mais de uma espécie, desde que os ambientes tenham uma certa distância. A época da florada deve ser considerada, pois podem ser programados diversos aromas durante o ano.
Às vezes relacionamos o jardim de aromas com os jardins mais clássicos, mas, em tese, todo estilo pode receber uma planta com aroma agradável. Aroma está relacionado com resgate, com memória e é muito interessante fazer uma pesquisa com o cliente para colocar esta sensação no jardim.
São perfumes da infância, de algum momento importante, do entardecer, da manhã úmida. Na verdade, eles fazem parte da história de cada um de nós.
Nos jardins sensoriais, por exemplo, desenvolvidos para deficientes visuais, os aromas são muito explorados, assim como o tato, a audição e o paladar. É impressionante a emoção que pode ser transmitida.
São muitas as plantas utilizadas com este fim. As mais procuradas são os jasmins, inclusive as trepadeiras como o jasmim de madagascar, o jasmim rio e o jasmim dos poetas ou como o jasmim manga, que é uma árvore belíssima. Também plantas como o manacá da serra, lavanda, viburno, lírios, roseiras e muitas orquídeas são bastante apreciadas.
Algumas plantas sem flores vistosas podem ser perfumadas. É o caso de ervas como a mirra e o alecrim, entre tantas outras. Também a tuia maçã e a tuia limão tem aromas muito agradáveis, exalados por suas folhas.
Muito mais do que admirado e contemplado, um belo jardim deve transmitir sensações. Um jardim com aromas é um jardim completo e cria memórias em cada um de nós.
Memórias que duram décadas e que nos fazem reviver bons momentos.




Mensagem do Dia



FLEXIBILIDADE

“Aquele que é capaz de moldar-se vale seu peso em ouro. Seja elástico em sua natureza. Curve-se e você não se quebrará. Não permaneça apegada a sua velha natureza, evite o sofrimento. Abandone sua concha e abra-se para novas influências. Então uma nova forma real surgirá. Seu relacionamento com os outros se tornará fácil. Todos se sentirão confortáveis na sua companhia.”

quarta-feira, 16 de março de 2011

Mensagem do Dia


CARIDADE

“Muitos vivem para si, poucos vivem para os outros. A aquisição está em dar, não em tomar. Se você pode secar as lágrimas de alguém, se você pode recuperar o sorriso de alguém, faça isso e nunca mencione o custo do seu ato. Como diz o ditado: faça isso de tal forma que sua mão esquerda não saiba que sua mão direita está fazendo um ato de caridade.”




terça-feira, 15 de março de 2011

Jardins com frutos






Além de belos, os jardins podem ser utilitários, mantendo ainda mais vivo o nosso contato com a natureza.
Frutíferas, por exemplo, aludem à infância, ao quintal da casa de interior e atraem pássaros.
Plantar árvores frutíferas é boa idéia. São atraentes e as menores podem ser plantadas até mesmo em vasos. Jabuticaba, romã, pitanga, laranja kinkan, acerola, uva, figo e limão são as mais recomendadas para quem tem pouco espaço.
Sobram motivos para se plantar frutíferas, afinal, quem não gosta de colher frutos no pé? É um prazer ao alcance de todos e se houver mais espaço é possível utilizar espécies que frutificam em épocas alternandas.
Mesmo quem não tem familiaridade com estas plantas vai perceber que a maioria delas não dá muito trabalho. Crescem em ambientes bem iluminados e o local escolhido deverá receber sol por mais de cinco horas.
Um bom projeto de paisagismo irá direcionar o uso destas plantas, levando em consideração o clima da região, as condições do espaço e a harmonia com os outros elementos. Providenciar as mudas e preparar o solo são fatores que devem ser levados em consideração com muito critério.
Os cuidados para garantir uma árvore saudável e produtiva começam desde a hora do plantio. É importante fazer uma cova quadrada, pelo menos de 50cmX50cmX50cm e prepará-la com mistura de terra e matéria orgânica. A adubação é mais um ponto que exige atenção. É bom molhar bastante a cova e colocar adubo em toda a volta, para não queimar a raiz. Nas lojas especializadas é possível encontrar adubos próprios para plantas frutíferas. Esse tipo de adubo deve ser diluído em água e pode ser aplicado uma vez por mês.
Incluir algumas mudas de árvores frutíferas no jardim pode garantir, além de um visual mais colorido, inclusive pela atração dos pássaros, um primeiro passo para estimular o consumo de alimentos mais saudáveis.
Seu jardim pode acolher estas plantas com muita naturalidade. Basta planejar. Os sentidos agradecem.






Mensagem do Dia



DESAPEGO

"Seis atitudes para praticar o desapego:

(1) Mudar o nosso relacionamento com as coisas. Na perspectiva espiritual não possuímos nada, somos apenas guardiões temporários.
(2) Lembrar que cada um tem um ponto de vista diferente e muitas vezes ninguém está certo. Dizer "Eu não concordo com você, mas aceito seu ponto de vista".
(3) Praticar a doação livre de desejos, ao notar que estamos querendo algo dos outros.
(4) Não deixar que a felicidade dependa de algo exterior a si, especialmente dos resultados das nossas próprias ações e das ações dos outros.
(5) Perguntar às pessoas, cuja sabedoria respeitamos, como elas lidariam com a situação.
(6) Olhar para a situação através dos olhos da outra parte.


segunda-feira, 14 de março de 2011

Jardins de Cactos



Para criar um jardim de cactos, que , além da beleza, tem como grande vantagem a baixa manutenção, é necessário conhecê-los bem e prestar bastante atenção ao porte adulto de cada um. Plantas suculentas, que são da mesma família, podem ser usadas na composição, com resultado bastante satisfatório.
Cientistas acreditam que pelo processo da evolução, seres vivos se diversificam e conseguem ocupar os mais diferentes ambientes.
Alguns grupos de plantas se adaptaram para viver em regiões secas, entre os quais estão os cactos, plantas da família Cactaceae. Mesmo atravessando longos períodos sem chuvas, eles conseguem permanecer verdes e vigorosos. Suas formas são variadas e curiosas. A maioria tem espinhos e alguns dão flores maravilhosas. Podem ser pequenos (com dois centímetros de altura, por exemplo) ou imensos, com até vinte metros.
Estas plantas, adaptadas a ambientes muito secos, preferem solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Além disso, a grande maioria prefere ambientes abertos e com muita insolação, em regiões de clima seco.
Uma das adaptações dos cactos, para que possam viver nas condições descritas, é apresentar raízes superficiais muito lonas e ramificadas, o que permite o aproveitamento de uma grande área de solo, a qual permanece úmida por pouco tempo, quando chove.
Há espécies que tem uma raiz principal muito grossa para acumular um bom volume de água e substâncias nutritivas. Muitas vezes, essas raízes são mais grossas que a parte aérea da planta.
Os cactos podem viver até 200 anos e, no mundo, podemos encontrar mais de duas mil espécies catalogadas. Só no Brasil são mais de 300 espécies. Apesar do habitat original desértico, eles podem se desenvolver bem em clima ameno.
Alguns são de rápido crescimento, outros extremamente lentos e isto deve ser levado em conta, na nossa ansiedade.
Na cobertura do solo desses jardins, podemos abusar de diversos tipos de pedras e de cascas em decomposição. Pedras maiores, em locais estratégicos, fazem um grande diferencial.
Apesar do aspecto agressivo, marcado pela presença dos espinhos, jardins de cactos podem ficar extremamente interessantes e harmoniosos.



 


Mensagem do Dia


INSPIRAÇÃO

"Quando sua intenção é pura, isto tem um impacto vibrante sobre os outros. Quando você é tocado por uma boa qualidade - inspirado por uma força ou valor - e age de forma elevada, sua ação tem potencial para inspirar outros. É uma lei natural que as pessoas respondam à qualidade da intenção que elas experimentam-nos outros. Quando falamos de inspiração, é disso que estamos falando. Há muitas coisas que não podem ser feitas sem inspiração. Se você tiver a inspiração, você encontrará a coragem e a força que precisa, e nada pode pará-lo."


sexta-feira, 11 de março de 2011

Jardins verticais








Diante do desenvolvimento desenfreado das grandes cidades, os habitantes passam a sentir necessidade de reconciliação com a natureza, o que torna o paisagismo indispensável e fundamental, como instrumento e coadjuvante nesta causa. Quanto mais civicamente evoluído, mais o ser humano busca intensificar seu convívio com a natureza, tentando de todas as formas integrá-la a sua vida cotidiana.
A escolha correta de plantas transforma lugares, com poucas perspectivas, em jardins convidativos, aconchegantes e charmosos, ou mesmo em bonitas composições em corredores, desde que se trabalhe com sensibilidade a geometria da área, levando em conta o tamanho e formato das espécies e elementos decorativos.
A maioria das casas tem pelo menos um vaso de plantas, mas podemos ir além. Os jardins têm o poder de mudar a atmosfera local. Basta soltar a imaginação e planejar as mudanças, com acompanhamento de um bom profissional.
Quando um jardim é feito em áreas reduzidas, por exemplo, uma das maneiras de resolver sua ornamentação é planejar a implantação de espaços cultivados na vertical. Adiciona-se assim uma nova dimensão, onde cortinas de plantas cobrem muros e paredes.
Quando se inicia uma construção, existe dúvida quanto ao momento de se planejar o jardim e pequenas áreas verdes. O ideal é planejá-lo no início da obra, para que as expectativas do cliente possam ser atendidas nos detalhes, com melhores resultados. Além disso, pode-se implantar a vegetação desejada e adequada, levando em conta posição do sol, tipo e profundidade do solo, drenagem e impermeabilizações na área construída.
Planejar é o grande segredo, onde a combinação de plantas deve ser priorizada para se atingir a harmonia desejada ao local.
Esta atenção também é importante para quem dispõe de áreas reduzidas ou simplesmente de corredores laterais.

Fonte: www.estadodesitio.com.br

Mensagem do Dia


HONESTIDADE

“Fale com honestidade e você terá uma chance de aprender. Aqueles que são honestos falarão primeiro sobre si mesmos, não sobre os outros. Os outros não ficarão impressionados por suas palavras ou mesmo pela sua face, mas pela sua verdade. Falar o que você pensa e fazer o que você fala, isto é honestidade.”




quinta-feira, 10 de março de 2011

Orquídea Epidendrum


Epidendrum é um gênero que ocorre nas Américas, do México ao Brasil. É também conhecida como "orquídea estrela" ou "orquídea crucifixo". Trata-se de um grande gênero de orquidáceas com aproximadamente 1,100 espécies, alguns botânicos se referem a ela como um mega-gênero.
É um dos grupos de orquídeas mais interessantes em se cultivar. Recompensa o cultivador com frequentes florações de cores variadas e tem boa resistência a temperaturas altas e baixas, podendo suportar bem períodos de prolongada exposição ao sol.

Criado por Lineu (Carolus Linnaeus) em 1754, o gênero Epidendrum incluía todas as orquídeas epífitas conhecidas na botânica européia. Podia-se usar a etimologia do gênero para classificar todas as plantas epífitas. Hoje, nenhuma das espécies que Lineu usou para criar o gênero pertence ainda ao grupo Epidendrum.
Há grande ocorrência no Perú, entre os mil e três mil metros de altitude o que faz do Perú, Equador e Colombia os países com mais espécies deste gênero. Estima-se que a maior parte de espécies de Epidendrum se encontram na Cordilheira dos Andes, na forma terrestre ou epífita.



Os cientistas calculam que existam cerca de duas mil espécies de Epidendrum em toda América, desde a Carolina do Norte nos Estados Unidos até Bolívia, Argentina e Chile.
Epidendros variam muito no tamanho e aparência, fator este que dificulta muito sua identificação por leigos ou até especialistas. Produzem flores com o labelo com variadas cores.
Também variam muito nos tamanhos das flores. Elas crescem em inflorescências racemosas. As flores apicais, laterais ou basais são geralmente de tamanho pequeno a médio indo desde ½ centímetro até uma polegada.
Grande número de espécies apresentam um néctar de forte fragrância. Seus principais agentes polinizadores são a mariposa diurnas e noturnas e o beija-flor que costuma visitar algumas espécies.


A maioria das espécies de Epidendrum precisam de temperaturas quentes ou médias para cultivo. Mesmo assim, existem algumas espécies que parecem se adaptar bem a regiões mais frias. Geralmente o cultivo destas plantas é feito em vasos.
Em algumas regiões sub-tropicais da Nova Zelândia, orquídeas deste gênero florescem durante quase todo o ano.
Calcula-se em 2.000 espécies mas destas 1,100 já estão aceitas e o restante são sinônimos de outras espécies. Mais de 1.000 sairam para formar um novo genêro, como Barkeria, Dimerandra, Encyclia, Oerstedella, Psichylus and Nanodes. De qualquer forma o número de espécies estimado é 2.000, muitas ainda terão de ser descritas. Mais de 400 espécies foram descritas por Eric Hágsater e sua equipe.

Fonte: www.aorquideana.com.br

Mensagem do Dia



ESTABILIDADE

“Quando você está fazendo o seu melhor e alguém o empurra, você cai. Quanto mais profunda a estabilidade, mais sutis são os desafios. Quando o louvor está no ar, você está no ar também livre, leve, além. Mas quando o insulto está no ar, você deve ficar ancorado na sabedoria, pensar profundamente, e então vir à superfície com uma solução que restaure a confiança e a determinação.”




sexta-feira, 4 de março de 2011

A grama e seus vários tipos



A escolha do tipo de grama deve ter orientação no clima característico do local, luminosidade e tráfego de pessoas, animais e objetos como automóveis, por exemplo.
Ter um espaço com grama é uma questão de bom senso com relação ao meio ambiente, pois proporciona permeabilidade às águas da chuva e não retém o calor como áreas cimentadas e pisos.
Os espaços preenchidos com grama levam bem estar às pessoas que frequentam o ambiente, pois a área verde refresca a sensação térmica e descarrega a tensão do dia a dia.




Segue abaixo alguns tipos de gramas disponíveis:


Grama Esmeralda:
Este tipo de grama para jardim é o mais comercializado no Brasil atualmente. Possui folhas médias de cor esmeralda, grande número de estolões e boa resistência ao pisoteio. Ótima para jardins residenciais, áreas industriais e esportivas. É excelente para o controle da erosão. Tem boa tolerância a altas temperaturas, à seca e à salinidade.


Grama São Carlos:
Esta grama para jardim é também conhecida como Curitibana. Possui folhas longas, verde intenso, estolões rastejantes e boa rusticidade. É indicada para formação de jardins residenciais e industriais. Reage muito bem principalmente em regiões de clima frio, pois tem ótima tolerância a baixas temperaturas. Adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas como em áreas semi-sombreadas.


Grama Bermudas: 
Folhas estreitas e coloração verde intenso caracterizam essa espécie que é a mais usada na formação de campos esportivos em função da sua maciez, alta capacidade de regeneração e resistência ao pisoteio. Quando bem adubada o crescimento é rápido, porém é a espécie que mais exige luminosidade, não tolerando ambientes com sombra.


Grama Santo Agostinho:
Muito utilizada em áreas serranas e a beira-mar, em função da sua resistência a baixas temperaturas e solos salinos. Também conhecida como grama inglesa, apresenta folhas de médias a largas, cor verde-escuro, estolões abundantes e boa rusticidade. Indicada para formação de jardins em casas de campo e praia.
Deve-se ter cuidado especial na rotina de poda nas áreas sombreadas.


Grama Japonesa:
Grama para jardim com folhas macias, finas e compactas. Utilizada para formação de gramados ao sol. O crescimento em altura é muito lento, o que consiste numa boa característica para uma grama. Não sendo podada forma um verdadeiro colchão. Quando podada, tem o inconveniente de ficar exposta a ramagem inferior desprovida de folhas, com aspecto de seca. Não é muito resistente ao pisoteio.


Grama Batatais:
Grama bastante rústica, muito resistente ao pisoteio e à falta de água. Demora mais do que as outras para cobrir a área, tem folhas ásperas e com pelos, não sendo macia ao tato e podendo causar coceiras. É indicada para ser plantada em grandes áreas.


Grama Preta: 
Grama usada em áreas com necessidade de forração e semiausência de luz solar. Excelente para áreas com muita sombra. Tem folhas escuras e não suporta o pisoteio. Vai muito bem em jardins internos.


Mensagem do Dia

DISCIPLINA

Disciplina significa conduta ordenada. Disciplina anda lado a lado com economia, limpeza e organização. Disciplina é uma arte. Disciplina significa não se enfraquecer diante dos sentidos, dos velhos sentimentos e tendências ao pensamento negativo e crítico. Preciso dar-me o treinamento que corrige, molda e aperfeiçoa minhas faculdades mentais e caráter moral, e ainda assim não devo usar de força ou abuso. Disciplina requer a ajuda da paciência e da tolerância bem como do poder da perseverança. Sem disciplina muito pode ser começado, mas pouco pode ser concluído. As recompensas desta virtude aparecem no futuro.



quinta-feira, 3 de março de 2011


Pequenos recantos




A natureza nunca foi tão valorizada nos projetos arquitetônicos como vem ocorrendo nos últimos anos. A tendência é de valorização de todos os espaços e o paisagismo é cada vez mais difundido e apreciado como grande aliado.
Mesmo os melhores projetos ganham um toque especial, quando personalizados. O uso da técnica é fundamental para o sucesso. Por exemplo, o conhecimento das características do solo e do clima são determinantes para a escolha da vegetação. O estilo, ou até mesmo a mistura harmônica deles, deve respeitar a arquitetura local e atender às tendências apreciadas pelo cliente. Se tudo isso for respeitado, com certeza o paisagismo já será um sucesso. O grande diferencial, porém, está nos detalhes, nos objetos pessoais, nos pequenos recantos criados para acolher e serem apreciados.
O uso de vasos e floreiras é muito comum. Como a diversidade desses objetos é grande, cada uso parece único.
Vale a pena, ao final da implantação de todo projeto, dedicar algum tempo para analisar sutilezas que irão fazer o grande diferencial de muitos jardins e dos espaços que frequentamos no dia-a-dia.





Mensagem do Dia


FAROL

"Às vezes, um farol indica o caminho a seguir. Outras vezes, ele mostra por onde não ir. Quando você observar uma pessoa indo na direção errada, aponte o caminho certo a ela. Seja um guia porque as pessoas confiam nos guias. Um farol precisa se conectar a uma central de energia para obter luz e força. Da mesma forma, para ser um guia é preciso criar uma conexão com Deus. É isso que torna você uma casa de força."



quarta-feira, 2 de março de 2011

Orquídea Denphal



Denphal, Denphale, Dendrobium phalaenopsis,qual o nome correto destas plantas? Na verdade, o que são exatamente estas plantas?

Não se trata, como muitos acreditam e chegam a afirmar, de um híbrido entre Dendrobium e Phalaenopsis, dois gêneros que por sua distancia jamais poderiam se cruzar.

Existe uma espécie de Dendrobium que pelo formato de suas flores que lembram bastante as flores de um Phalaenopsis, recebeu o nome de Dendrobium phalaenopsis. Este Dendrobium cruzado com outros Dendrobiuns próximos a ele, produziu híbridos que mantiveram a semelhança com Phalaenopsis, e passaram a ser chamado de Denphal ou Denphale.



Curiosamente existem hoje híbridos chamados de Denphal que não possuem entre seus ancestrais o Dendrobium phalaenopsis, mas apenas outras espécies próximas deste, tais como Dendrobium bigibbum, Dendrobium undulatum, Dendrobium stratiotes, Dendrobium tokai, entre outros. Coisas de orquidófilos.

Na maior parte do mundo, os Denphal são conhecidos apenas como Dendrobium. Como no Brasil os híbridos de Dendrobium do grupo do Dendrobium nobile são muito difundidos e cultivados, coube a eles “adotar” o nome do gênero, restando, portanto ao outro grupo menos difundido entre nós, o do Dendrobium phalaenopsis receber o nome Denphal, nome este “inventado” não se sabe por quem.

Embora a grande predominância no mercado seja dos Denphal de colorido avermelhado, que vai do rosa ao vinho, passando por todos os tons e texturas, chegando em alguns casos a apresentar um aspecto aveludado e quase negro, podemos encontrar também plantas com muitas outras cores.

Existem os Denphal conhecidos como compactos, cujo porte da planta raramente ultrapassa trinta centímetros e plantas que passam fácil de um metro e até um metro e meio de altura, sem contar a haste floral. O tamanho das flores também é variado, indo de 3 até 10cm, dependendo das plantas que entrarem em seu cruzamento. São em geral muito floríferos, e podem exibir simultaneamente cinco ou mais hastes florais saindo todas de um único pseudobulbo, apresentando cada uma de duas até mais de 20 flores. Além disso, é muito comum que um pseudobulbo que já tenha florido volte a florir no ano seguinte e mesmo por mais anos.

As flores do Denphal são duráveis, chegando uma planta a permanecer florida por até três meses seguidos.

São plantas facilmente adaptáveis ao nosso clima, de modo que atualmente podemos encontrar Denphal florido praticamente durante o ano todo.

Hoje é possível montar uma coleção de Denphal que contenha plantas de flores verdes, amarelas, brancas, azuladas, marrons, flameadas, estriadas, concolores ou com labelo contrastando com as pétalas e sépalas, e muitas outras variações.



Cultivo:

O cultivo de um modo geral é fácil. São plantas precoces, que começam a florescer dois anos após serem retiradas do laboratório, e que apresentam um crescimento bastante rápido, entouceirando com facilidade.

São plantas que se adaptam a qualquer substrato, e por terem um crescimento bastante rápido requerem uma boa adubação principalmente quando os novos pseudobulbos estão se formando, período em que não deve faltar água para que a planta tenha pleno desenvolvimento. Aceitam igualmente adubação química e orgânica.

Quando os novos pseudobulbos estiverem completamente formados, reduza as regras e evite aplicação de adubos muito nitrogenados, de modo a evitar que “gemas” que iriam florir venham a gerar novos brotos em lugar de flores.

Preferem ambientes mais quentes e de alta luminosidade.

È normal que os pseudobulbos que já tenham florido uma vez percam todas as folhas. Mesmo assim, não devem ser removidos pois podem voltar a florir, e além disso representam uma reserva de nutrientes que a planta pode utilizar em períodos de escassez.

Para a obtenção de novas mudas podemos replantar brotos que venham a nascer de gemas existentes no meio dos pseudobulbos. Podemos também dividir uma planta entouceirada em duas ou mais plantas, tendo o cuidado de deixar sempre em cada nova planta pelo menos três pseudobulbos, mesmo que estes não tenham nenhuma folha.

Devemos ter o cuidado de estaquear os novos brotos mesmo enquanto ainda estão em crescimento, principalmente dos Denphal de pseudobulbos mais longos, pois estes possuem uma tendência de entortar e pender com muita facilidade.

Além de se darem muito bem no cultivo em vasos de barro ou de plásticos, os Denphal podem também ser cultivados em árvores ou em placas ou palitos de fibras.

Fonte:www.aorquidea.com.br

Mensagem do Dia


LEVEZA

Para experimentar leveza considere-se apenas luz. Sem peso e além da atração da matéria a alma pode voar e tocar a liberdade verdadeira. Assim torna-se fácil ficar acima dos problemas e manter a mente clara, perspicaz e livre de escravidões. A descoberta da sua própria leveza atrai e eleva os outros. Sua boa companhia removerá as preocupações da mente e o peso do coração deles.


terça-feira, 1 de março de 2011

Russélia






A russélia (Russelia equisetiformis ou Russelia equisetiformis "Alba"), também chamada de flor-de-coral, é uma herbácea nativa do México, que apresenta grande exuberância e beleza. Planta pendente, fácil de cuidar, adaptou-se com muita facilidade em todo o Brasil, alegrando nossos jardins com suas flores brancas ou vermelhas.
A florada é abundante e ocorre durante todo o ano, sendo que a variedade "Alba" (flores brancas) tem floração mais tímida. Na primavera e no verão ocorrem as florações mais intensas.
Com néctar farto servido em flores, que mais lembram taças de champagne, a russélia é um convite aos beija-flores. Tanto que alguns pássaros constroem seus ninhos por perto para facilitar o acesso ao banquete e, de quebra, embelezar ainda mais os nossos jardins.
Esta planta é indicada para floreiras, jardins suspensos, vasos altos e até mesmo para taludes mais acentuados. Ela se esparrama pelo ambiente onde é plantada e, como se trata de uma vegetação pendente, costuma ser cultivada compondo maciços. Em jardins menos coloridos, ela pode dar o toque de cor, inclusive misturando as vermelhas com as brancas.
Os grandes maciços, principalmente os vermelhos, criam um belo impacto visual no jardim. As flores brancas são menos comuns e também possuem grande potencial paisagístico, principalmente quando contrastam com o entorno como, por exemplo, com muro de pedras ou com paredes mais escuras.
Alguns cuidados vão ajudar a russélia a ficar ainda mais bonita e atraente, como as regas duas ou três vezes por semana, adubação a cada seis meses, plantio em solo rico em matéria orgânica e sol pleno.
Tanto pela beleza, como pela visita dos sempre bem vindos beija-flores e pela facilidade de cultivo, vale a pena considerar a inclusão desta planta nos projetos paisagísticos.