Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Uma história: A pedra que falta



Um dos grandes monumentos da cidade de Kyoto é um jardim zen, uma superfície de areia com quinze rochas.

O jardim original tinha dezesseis rochas. Conta a lenda que, assim que o jardineiro terminou sua obra, chamou o imperador para contemplá-la.

- Magnífico - disse o imperador. - É o mais lindo do Japão. E esta é a mais bela rocha do jardim.

Imediatamente o jardineiro tirou do jardim a pedra que o imperador tanto apreciara e jogou-a fora.

- Agora o jardim está perfeito - disse para o imperador. - Não existe nada que se sobressaia e ele pode ser visto em toda a sua harmonia.


" Um jardim, como a vida, precisa ser visto na sua totalidade. Se nos detivermos na beleza de um detalhe, todo o resto parecerá feio."








O sentido dos jardins




De alguma forma, todos nós buscamos independência e liberdade. Alguns são tão autênticos e seguros de seus valores, que transmitem o que acreditam com mais personalidade. São "pássaros de brilho", que jamais viveriam engaiolados. Suas ações refletem sempre aquilo em que acreditam e os ambientes que frequentam apresentam grande naturalidade.

Jardins deveriam ser assim, refletir o íntimo, a alma das pessoas e não apenas a estética impessoal. Criar jardins significa despertar sentimentos e trabalhar a relação das pessoas com a natureza.

Nos jardins privados, valores e afetividade podem estar presentes em cada espaço. Nos jardins públicos, é possível integrar pessoas, promover atividades culturais e criar vínculos com o ambiente. Tudo isto nos estimula a selecionar , na vida, o que realmente vale a pena.

Para muitos, jardim tem como único significado a beleza. Estes não percebem a relação existente com as plantas. Os jardins da infância, a pracinha onde brincamos, o paisagismo do clube, os fins de semana no sítio ou o acampamento nas férias são peças-chaves na formação da nossa relação com a natureza. Com as plantas, aprendemos a ser pacientes e a apreciar o ciclo do tempo. Acompanhando esses ciclos, aprendemos a amar as plantas incondicionalmente, mesmo quando não estão em floração, mesmo quando não produzem. Isso tudo é uma bela lição numa sociedade orientada para a produção e o consumo.

Este é um bom momento para reflexão e aquilo que nos maravilha preenche nossos corações e dirige nossos pensamentos.




Mensagem do Dia


BONS VOTOS
 "Bons votos são pensamentos puros que geram sentimentos puros e uma atitude que traz felicidade para o eu para os outros. Começa com uma mente limpa e alcança o coração que é honesto. Cultivar bons votos pelos outros é uma ação silenciosa e incógnita. Por isso é livre de ego. Ter bons votos é como dar uma vitamina a alguém, cria ânimo e entusiasmo instantaneamente."


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Repolho ornamental






Uma folhagem muito decorativa tem chamado a atenção das pessoas que gostam de plantas diferentes e coloridas. É o repolho ornamental, herbácea perene, com folhas crespas, variando do verde para tons roxos e do branco para tons róseos, durante as estações mais frias, em locais de clima ameno a frio, principalmente.
O cultivo deve ser em sombra ou meia-sombra, apenas com luz natural e sem incidência direta da luz solar.
Da espécie Brassica oleraceae, a mesma da couve, repolho, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor, o repolho ornamental pertence à variedade acephala, ou seja, não forma cabeça. É uma folhagem originária da região do Mediterrâneo.
Pode ser cultivada em vasos e jardineiras, adornando interiores bem iluminados. No jardim, forma belas bordaduras ou conjuntos com outras plantas. Seu uso é fenomenal em maciços densos, onde sua textura diferenciada e cores transformam o ambiente. Curiosamente, este repolho não é apropriado para preparações culinárias, pois apresenta folhas demasiadamente duras. Seu uso em hortas tem função apenas ornamental. Aliás, é tão ornamental que tem sido vendida como planta de floriculturas.
Ela deve ser cultivada em solo bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio de climas subtropicais e é resistente a geadas. É mais rústica que as variedades comestíveis e não é exigente em fertilidade. Porém, beneficia-se com adubações orgânicas, principalmente antes do plantio. Apesar de perene, necessita ser trocada dos canteiros em intervalos bienais ou anuais, pois perde a beleza com o tempo. Multiplica-se por sementes, postas a germinar no outono e inverno.
De aspecto exótico e de cores vibrantes, o repolho ornamental é mais uma novidade para ser explorada no paisagismo.


Mensagem do Dia


VIRTUDE
"Tenha todos os valores ativos na vida em tal medida que os outros possam aprendê-los simplesmente vendo você. As virtudes não são ensinadas, mas são visíveis através dos relacionamentos, ações e através do rosto. Fale docemente, fale suavemente, fale menos. Fale a verdade. O que eu falo deve ser simples, claro e doce. Palavras e ações doam uma visão de minhas virtudes."

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cúrcuma




A Cúrcuma pertence à família de Zingiberacee. Originalmente, estas plantas vêm da Tailândia e da Birmânia, onde crescem em um clima temperado continental. No outono a planta morre. Porém, a planta acumula nutrientes e energia em seus rizomas durante seu desenvolvimento para utilizá-los na próxima temporada. A Curcuma, reconhecida anteriormente por seu valor medicinal, também tem grande potencial como flor de corte, florífera envasada e no paisagismo, possui inflorescência graciosa e folhagem exuberante. No Brasil, é recomendada como planta de jardim e flor de corte.

A Cúrcuma é uma planta de estação. Suas flores se desenvolvem em espigas terminais, flores de cor lilás, brancas ou róseas, formadas durante os meses de verão.

 Iluminação: Prefere meia-sombra, quando cultivada em vasos, ou pleno sol para formação em canteiros.

 Rega: Prefere solos úmidos. Em vasos, deve ser regada com freqüência, sem deixar encharcada.