Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Preservação da Natureza



Preservar a Natureza é antes de tudo um ato de cidadania, sendo considerado um dever de todo habitante deste planeta.
É de responsabilidade de cada indivíduo fazer a sua parte para manter a integridade do mundo em que vivemos.
O que ocorre atualmente, é que a maioria das pessoas têm essa alienação cultural, adquirida de gerações passadas que nunca se preocuparam com as consequências da degradação do ecossistema, pois havia uma recuperação natural do equilíbrio ambiental antes do advento da revolução industrial.
Depois que o homem ocupou todos os confins planetários e se mantêm na postura de apenas receber da Mãe Terra, sem ajudá-la na sua sustentabilidade, paulatinamente vai havendo uma ruptura dessa harmonia.
O que ocorre atualmente, é o que eu chamo de "analfabetismo ecossustentável".
Devemos agora então, aumentar a consciência cultural especialmente no aspecto da preservação do ecossistema.
Nossos governantes ainda não adquiriram a responsabilidade que a eles cabem de promulgarem essa conscientização.
Além do mais, não há uma fiscalização adequada.
Quando todos tiverem essa motivação internalizada em seus comportamentos, não mais precisaremos de fiscais, e todos se incumbirão de executar a sua parte.
Porque, o que alguns seres humanos vêem praticando no planeta, é antes de ser um desamor à Natureza, é um desamor ao próximo e especialmente um desamor a si mesmo.
Não se conscientizaram da lenta e progressiva destruição dos mananciais, porque se assim fosse, já teríamos tomado medidas de esclarecimento populacional em massa.
A Natureza é generosa, ela tudo dá em abundância, mas espera de cada um, o seu reconhecimento e a sua retribuição...



Escadas e Jardins






Muitos Jardins fascinantes são feitos em áreas com declive. Alguns, inclusive, com declividade bastante acentuada.

Nestes casos, além da escada servir como ligação de um nível para o outro, pode ser um elemento paisagístico bastante interessante. É importante que seja disposta de forma harmônica no terreno. O ideal é que as escadas sejam construídas com o mesmo tipo de material e estilo utilizado em todo o jardim.

Além da beleza, precisamos cuidar também do conforto e segurança. Sendo assim, devemos dar preferência a degraus largos e baixos, que tornam o caminho mais agradável e trnsmitem suavidade ao local. Caso o desnível do terreno seja muito acentuado, podemos projetar degraus em curvas.

Pensando na segurança, a escolha do material é fundamental, e devemos optar por materiais que não sejam muito lisos e escorregadios ou, ainda, que não sejam propensos a formação de poças de água. É bom lembrar que, dependendo do local, devemos oferecer escadas seguras e adaptadas aos frequentadores da melhor idade. Um corrimão pode oferecer a segurança desejada e ser decorativo ao mesmo tempo.

O estilo da obra também é importante. Por exemplo, em ambientes rústicos, pode-se pensar na utilização de pedra bruta, madeira, dormentes ou tijolos. Ao mesmo tempo, pedras como ardósia, goiás ou mineira ficam muito bem em projetos clássicos.

Independente de estilo, degraus entremeados com plantas são muito apreciados e integram, com muita intensidade, elementos arquitetônicos e vegetação. No entanto, exigem maior manutenção e a seleção das espécies de plantas deve ser criteriosa para que não tenham crescimento muito intenso e para que não invadam a área de piso.

Sabemos que um belo jardim deve oferecer surpresas em seus trajetos. O uso de escadas pode propiciar este novo olhar em diferentes momentos.



Fonte: Nancy Thame






Mensagem do Dia


PENSAMENTO

  “Se quero mudar os resultados, preciso mudar meus pensamentos. Se tenho bons pensamentos em relação aos outros, esses pensamentos irão atingi-los. Sejam quais forem os sentimentos deles, mais cedo ou mais tarde esses sentimentos para comigo irão mudar. A qualidade dos pensamentos determina meu nível pessoal de felicidade. Se os pensamentos são a semente de todo o processo de mudança, talvez o mais sensato seja investir na checagem do que minha mente está produzindo“.




terça-feira, 15 de maio de 2012

As antigas samambaias





Muito antes de existirem plantas com flores, há milhões de anos, samambaias gigantes cobriam a Terra de verde e se propagavam por meio de esporos ou pela divisão de seus rizomas. Elas são realmente muito antigas.

As samambaias pertencem ao filo das pteridófitas e são assim chamadas por apresentarem folhas recortadas, que lembram penas ou asas. São plantas desprovidas de flores e sementes. O nome samambaia, de origem tupi, significa o que se torce em espiral, por alusão ao desenvolvimento da folha.

Na maioria dos casos, o caule cresce bem junto a superfície, com desenvolvimento paralelo à mesma, ou se localizando alguns centímetros sob a terra. As folhas parecem emergir diretamente da terra. Nesse caso, chama-se rizoma. Porém, nos xaxins ou samambaiaçus, o caule é aéreo. A maioria das pteridófitas habita as regiões tropicais, mas algumas espécies vivem em regiões temperadas e mesmo semi-desérticas. Essas plantas são encontradas em ambientes sombreados e úmidos, quer atapetando pedras, barrancos, cascas de árvore, quer cobrindo o chão de florestas. Algumas espécies habitam a água doce, podendo viver até totalmente submersas como a samambaia de aquário. Essa exigência de um ambiente úmido se explica por serem plantas, cujos gametas masculinos são transportados por via aquática para fecundar o gameta feminino, dependendo de água para a fecundação.

Geralmente os esporos caem diretamente no chão úmido, onde se desenvolvem. Algumas espécies de samambaias produzem esporos com formações aladasque permitem a disseminação pelo vento.

Precisamos estar atentos para as espécies em extinção, cuja comercialização é proibida quando extraída das matas, como é o caso da samambauaçu.

Algumas vezes, temos a oportunidade de desenvolver projetos de paisagismo onde a ocorrência das samambaias é natural. Nestes casos, devemos explorar sua beleza, preservar o que existe e utilizar plantas que tenham sintonia com o habitat natural.

As samambaias comercializadas devem ser utilizadas em áreas sombreadas, úmidas ou em vasos de barro e recipientes de fibra, oferecendo adornos diferenciados para os jardins.






segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mensagem do Dia



CALMA


“Quanto mais demandas chegam até mim, mais eu preciso sustentar minha calma e estabilidade. Quando tudo ao meu redor está calmo e pacífico não é necessário ter essa prática. Porém, no mundo de hoje onde há uma atmosfera de tumulto, confusão e insegurança é muito benéfico desenvolver essa capacidade. Então, preciso aproveitar as oportunidades - que o aumento das demandas traz - para fortalecer minha calma interior.”



quinta-feira, 3 de maio de 2012

Calendário de Exposições de Orquídeas - Maio



- 04 a 06 de maio - LXIII Exposição nacional de orquídeas e XVIII Exposição nacional da Cattleya walkeriana da SOBH - Minascentro - Belo Horizonte - MG

- 04 a 06 de maio - XVII Exposição nacional de orquídeas - SESI - Mogi Guaçu - SP

- 04 a 06 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Monte Alto - SP

- 04 a 06 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Itumirim - SP

- 05 e 06 de maio - Exposição regional de orquídeas - Royal Plazza Shopping - Santa Maria - RS

- 08 de maio - 19:00 h - Reunião de confraternização da Orquidecampos - Casa da Vera - Campos dos Goytacazes - RJ


- 11 a 13 de maio - Exposição regional de híbridos - São Paulo das Missões - RS


- 11 a 13 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Guará - SP

- 11 a 13 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Araras - SP

- 11 a 13 de maio - Exposição nacional de orquídeas da COUB - Uberaba - MG

- 11 a 13 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Dobrada - SP

- 12 de maio - Exposição regional de orquídeas - Cerro Grande do Sul - RS



- 12 de maio - 09:30 - Oficina de orquídeas - Instituto de Botânica - São Paulo - SP


- 12 e 13 de maio - Exposição regional de orquídeas - Camaquã - RS



- 18 a 20 de maio - I Exposição da Cattleya walkeriana - Darwin - Vitória - ES



- 18 a 20 de maio - I Exposição de orquídeas Orquidário Teraa e I Mostra da Cattleya walkeriana - Parque do Lago Francisco Rizzo - Embu das Artes - SP

- 18 a 20 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Lins - SP

- 18 a 20 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Itaúna - MG

- 18 a 20 de maio - Exposição nacional de orquídeas - Piracanjuba - GO

- 18 a 20 de maio - IV Festa das flores - Penafiel - Portugal


- 19 e 20 de maio - XX Exposição de orquídeas da ASSON - Sede Social da SOPRECAM - Camboínhas - Niterói - RJ

- 25 a 27 de maio - Exposição nacional de orquídeas da ROU - Uberaba - MG