quarta-feira, 27 de junho de 2012

O cultivo da Phalaenopsis - parte 1





Ecologia

A orquídea Phalaenopsis é originária da Indonésia e das Filipinas e como orquídea tropical prefere temperaturas entre 18° e 28°C. Em época de clima frio, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, evite deixar sua Phalaenopsis exposta, pois ela não sobreviverá a geadas e ventos frios.
A Phalaenopsis, assim como muitas orquídeas, é uma epífita, planta que se desenvolve sobre outra planta, usando-a como apoio. Neste caso ela usa suas raízes grossas para segurar-se às cascas das árvores. Lembramos que a epífita não é um parasita, pois sua fixação em outra planta é apenas com a finalidade de apoio, não tirando nenhum nutriente da planta onde cresce. Podemos observar que, quando plantada no tronco de uma árvore, suas raízes crescem por todos os lados, sendo bem diferente das outras espécies de plantas, cujas raízes crescem para baixo, penetrando na terra. Por esta raão é que parte das raízes de uma Phalaenopsis cultivada em vaso estão sempre para fora, o que não significa que ela deva ser replantada.

Luminosidade

Coloque-a em um local bem iluminado e bem ventilado, de preferência onde a planta possa receber o sol da manhã. Quando a planta está sem flores, é preferível deixá-la na varanda ou no jardim, num espaço bem protegido do sol do meio-dia (ex.: debaixo de uma árvore).