Translate

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia)




É uma planta rústica e apropriada para cobertura de solo em áreas de sol direto. De origem africana, é uma planta rasteiroa, com folhas suculentas de coloração verde-clara. Suas flores são pequenas e delicadas, de coloração branca, rósea ou vermelha. De longa duração, nascem nas pontas dos ramos.
Por ser bastante versátil, pode ser utilizada em paisagismo como forração, em canteiros maciços, bordaduras e em vasos, inclusive nos suspensos, onde fica pendente. Também é recomendada para jardins de pedras e tem a capacidade de fechar bem o solo, impedindo o crescimento de plantas daninhas.
A floração ocorre durante todo o ano, com maior intensidade no verão e as flores são muito atrativas para as abelhas.
A rosinha-do-sol é tolerante ao frio e ao calor, sendo cultivad em todo o país.
Ela exige local ensolarado e solo rico em matéria rgânica e mais para arenoso. Em solos argilosos, deveremos adicionar composto orgânico ou um pouco de areia, para garantir melhor drenagem. Solos encharcados não servem para esta planta.
O plantio deve ter um espaçamento entre 15 a 20 cm, pois se alastra bem em todas as direções. As regas devem ser regulares no início, para garantir seu enraizamento, passando a diminuir depois, pois é uma planta adaptada para solos mais secos.
Plantada em conjunto com cactos e suculentas, o jardim ganha um estilo único.
Para quem gosta de vasos com forrações, fica esta ótima sugestão, com flores durante o ano todo.




Fonte: Jardim & Cia