Translate

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Cultivo de Orquídeas: uma paixão.



Orquídeas não são difíceis de cultivar. Basta seguir algumas regrinhas e elas estarão sempre bonitas e saudáveis. Também é bom lembrar que, trocar informações com quem vendeu a planta ou tem mais experiência no assunto, é sempre muito valioso.

Ambientação:

As orquídeas são normalmente oriundas de 3 habitats distintos: as rupestres, aquelas que vivem sobre as rochas; as terrestres, que vivem na terra; e as epífitas que vivem nos galhos das árvores.
Assim sendo, busque informações sobre qual é o habitat original da sua planta na natureza e, a partir disto, procure reproduzir o máximo possível as condições originais de luz, umidade e temperatura.
Lembre-se: as orquídeas só sobrevivem dentro de casa, se for um ambiente muito bem iluminado e arejado.

Luminosidade:

Ítem fundamental na saúde e floração da planta.
A maioria das orquídeas utilizam-se da proporção de 50 a 70% de incidência solar, porém, nunca luz direta, sempre difusa. Uma tela sombrite pode resolver o assunto.
Lembre-se: algumas poucas orquídeas precisam de sol pleno.



Rega:

A hora ideal para a rega é no início da manhã no outono e inverno e no final da tarde na primavera e no verão.
A rega nas horas mais quentes do dia pode provocar queimaduras na planta. Regue somente quando o substrato estiver seco, aproximadamente a cada dois ou três dias dependendo da estação.
Lembre-se: orquídeas gostam de umidade e não de água.

Adubação:

No mercado existem inúmeros adubos líquidos e sólidos.
Os dois tipos são eficientes, porém em qualquer um dos casos, é necessário tomar muito cuidado com a dosagem, para não queimar a planta. Certifique-se de estar usando corretamente a proporção indicada pelo fabricante, nunca ultrapasse a dosagem.
Lembre-se: plantas bem nutridas são mais saudáveis e mais resistentes a pragas e doenças.

Transplante:

Dividir a planta ou replantá-la é uma etpa delicada e exige cuidados especiais tanto com a desinfecção dos materiais utilizados (tesouras, facas, canivetes, etc) como com as novas raízes, para não danificá-las.
O transplante só deve ocorrer, quando o acondicionamento da planta estiver muito pequeno e os pseudobulbos para fora do vaso, ou ainda, quando o substrato for muito velho.
Para dividir a planta e fazer uma nova muda, cada parte deverá conter pelo menos 3 pseudobulbos.
Na preparação do vaso, é necessário colocar uma camada de pedra no fundo (mais ou menos 1/3 de sua altura), para drenagem de água. Sobre esta, casca de pínus ou chip de coco (nunca use pó de xaxim, ele poderá sufocar as raízes da planta), acondicione o pseudobulbo mais velho na borda do vaso, deixando um espaço na frente para as futuras brotações. Use algumas estacas para tutorear a planta, ajudando-a na fixação no novo substrato.
Lembre-se: orquídeas gostam de arejamento, tanto no ambiente quanto no substrato.