Translate

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Plantas e Vasos







Cultivar espécies em vasos é, muitas vezes, a solução para quem não dispõe de um pedaço de terra, mas gosta de ter o verde sempre por perto.

Plantas alegram qualquer ambiente, mas, como todo ser vivo, se ressentem, perdem o brilho e morrem se não receberem os cuidados necessários. Além de solo fértil e água, precisam de ventilação e luminosidade para crescer, florescer e frutificar.

O segredo para ter plantas bonitas e saudáveis em casa é dar a elas condições próximas as de seu habitat natural, ou seja, pensar na composição da terra, na incidência de luz, na água e na nutrição.

No mercado existe uma infinidade de estilos, formatos e tamanhos de recipientes que se prestam bem ao cultivo de plantas, fabricados com os mais diversos materiais. Os principais são cerâmica, amianto, plástico, fibra de coco e fibra de vidro. Vamos relacionar os prós e os contras de cada um.

Vasos de barro ou cerâmica são os mais comuns e, também, os mais apropriados para a maioria das plantas. Sua grande vantagem é a porosidade, que permite boa drenagem da água e arejamento, desde que não sejam pintados. Neles, as plantas irão requerer regas mais frequentes.

Os de cimento ou amianto, por terem baixa porosidade, requerem uma camada maior de material de drenagem (argila expandida, seixos, pedregulhos ou cacos de telha) e regas menos frequentes.

Vasos de plástico e fibra de vidro são muito utilizados. A grande vantagem dos de plástico é o preço e a leveza. Os de fibra se caracterizam pela beleza e durabilidade. Em todo caso, ambos tem porosidade quase zero e requerem melhor sistema de drenagem e poucas regas.

Os de fibra de coco retêm a umidade e são ótimos para plantas que gostam de muita água e umidade.

Feita a escolha do modelo e material, devemos atentar para o tamanho do vaso. Nada é mais esquisito do que uma planta pequena num vaso muito grande ou vice-versa. Não existem regras definidas para isso.

Como comentamos anteriormente, são muitas as opções no mercado. A escolha do vaso é uma questão de estilo, mas é fundamental a harmonia entre ele e a planta, tanto quanto às exigências do vegetal quanto à questão estética.


Fonte: Nancy Thame