Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Plantas purificadoras - parte 1


Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

É uma das mais poderosas plantas despoluidoras apontadas pelo estudo da Nasa. Primeiro, ela absorve esporos de fungos, o que a faz ser uma ótima alternativa para ambientes mais úmidos, como lavanderias e banheiros. Pesquisas recentes mostram que ela também absorve com voracidade algumas substâncias químicas altamente poluentes, como o tricloroetileno, o benzeno, xileno, formaldeído e amoníaco. Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar impregnado por fumaça de cigarro, tinta de jornais, produtos de limpeza, vernizes e tintas, entre muitas outras substâncias. ela não é exigente em luz e umidade (precisa apenas de regas semanais) e, por isso, pode ser cultivada em todos os tipos de ambientes. Mas o Lírio da Paz também é tóxico, por isso é preciso tomar cuidado para que as crianças não tenham contato com a planta.




Hera Inglesa (Hedera helix)

Planta muito resistente e que absorve intensamente o formaldeído encontrado em vários produtos de limpeza doméstica e em tintas - por isso é ideal para ser cultivada em qualquer ambiente recém pintado. Outros estudos mostram que a Hera Inglesa tem a capacidade de absorver e reduzir partículas fecais que ficam no ar, portanto é excelente para ambientes com animais domésticos. Ela também absorve o benzeno, substância encontrada em plásticos, o que a faz uma ótima purificadora do ar de locais como escritórios.




Jiboia (Scindapsus aureus)

Além de combater o formaldeído, benzeno e tolueno (substâncias poluentes e tóxicas, largamente utilizadas pela indústria química e que se encontram em vários produtos do dia a dia), a Jiboia é excelente para despoluir o ar de monóxido de carbono, gerado pela queima de combustíveis fósseis e uma das substâncias que mais poluem o ar de nossas cidades. Tem rápido crescimento e é excelente para ser plantada em vasos suspensos. No norte e no nordeste do Brasil, as diversas espécies de jiboias são consideradas plantas encantadas, que protegem a casa de 'energias negativas' trazidas por visitantes indesejados. A seiva é tóxica e pode causar irritação na pele.




Ráfis (Rhapis excelsa)

Esta planta absorve rapidamente moléculas de amoníaco e xileno, substâncias contidas em produtos de limpeza e detergentes. E como vive muito bem em ambientes úmidos e com pouca luz, é ideal para ser cultivada em cozinhas e banheiros.




Antúrio (Anthurium andreanum)

Outra planta ideal para banheiros e cozinhas, o Antúrio é devorador de amoníaco e xileno. E também adora a umidade. Mas deve ser cultivada com cuidado em casas com crianças, pois é tóxico quando ingerido.




Filodendro Roxo (Philodendrum erubescens)

Planta que gosta muito da umidade e é ideal para ser plantada em banheiros, o Filodendro Roxo absorve o formaldeído e o tricloroetileno. A madeira compensada é uma das grandes fontes de poluição por formaldeído, substância comum também em materiais de limpeza, papel higiênico e produtos para cuidados pessoais.

















Mensagem do Dia



Alguns ajudam os outros para receberem bênçãos e admiração. Isto é simplesmente insignificante. 
Alguns se desenvolvem em parte para servirem aos outros, e em parte para servirem a seu próprio orgulho. Eles compreenderão, no máximo, parte da verdade. 
Mas aqueles que se aperfeiçoam para o bem do mundo, para esses, toda a verdade do universo será revelada.


(Lao-Tsé)



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O poder purificador das plantas



A saúde está diretamente ligada à qualidade do ar que respiramos. E se o ar nas ruas de nossas cidades anda poluído, nos espaços interiores onde passamos a maior parte das horas do dia a situação pode ser bem pior.

Estudos realizados ao redor do mundo com destaque para o Observatório da Qualidade do Ar Interior, da França, mostram que o ar é perigosamente poluído no interior de nossas casas, escolas e nos locais de trabalho.

Pesquisadores descobriram nas últimas décadas, que as plantas são poderosas aliadas no combate à poluição de interiores.

Na verdade, a utilização de plantas para limpar a atmosfera das casas é conhecida desde tempos imemoriais. A prática é amplamente relatada na Grécia e na Roma antigas.

As pesquisas modernas, embora ainda não expliquem claramente o mecanismo de absorção dos poluentes pelas plantas, começaram há cerca de 20 anos, quando a NASA criou um programa de estudos para avaliar as formas de depurar o ar no interior de estações orbitais. Nesse estudo foram pesquisadas 50 plantas ornamentais e muitas delas foram comprovadas como de alta eficiência na absorção de poluentes.

Os resultados das pesquisas foram fantásticos: algumas espécies de plantas são capazes de metabolizar com alta eficiência as principais substâncias poluentes encontradas em interiores. Em alguns casos, a redução de poluentes no ar propiciada pelas plantas atinge de 30% a 90% das substâncias estudadas.

Algumas dicas são importantes para quem pretende utilizar as plantas com este objetivo. Embora não exista uma única planta capaz de absorver todos os poluentes, também não é preciso encher a casa de vasos, uma vez que uma planta atua filtrando o ar numa área de cerca de 10 metros quadrados. Então, o ideal é escolher uma planta ou um conjunto de plantas apropriado para cada ambiente e distribuir, de maneira uniforme e sem exageros pela casa.



E também é preciso saber quais os principais poluentes encontrados no ar interior e em que tipo de ambiente eles são mais comuns. Aí é só planejar que tipo de planta é a mais apropriada para cada ambiente e colocá-la ali também olahndo o aspecto estético das diferentes espécies.

Os ambientes interiores estão infestados por um dos principais poluidores atmosféricos, o monóxido de carbono, saído principalmente dos motores de automóveis, mas também de eletrodomésticos como tostadeiras e fogões.

Mas os mais problemáticos para os ambientes internos são os chamados COV (compostos orgânicos voláteis) formados a partir de uma grande variedade de produtos altamente utilizados no dia a dia. Um dos principais destes poluentes é o formaldeído, liberado por velas, lareiras, incensos, mas também por produtos de limpeza, esmaltes para unhas, cola de madeira aglomerada e vernizes.

Já o benzeno é lançado na atmosfera doméstica por detergentes, pinturas e desodorantes, entre outros produtos do gênero. E o tetraclorotileno exala de carpetes, persianas, de todas as roupas lavadas a seco e de diversos produtos de limpeza de uso diário. A fumaça do tabaco exala mais de quatro mil substâncias tóxicas.









Mensagem do Dia


CALMA


“Calma na mente traz precisão no julgamento. Em situações desafiadoras, eu preciso me assegurar de que minha mente esteja calma antes de tomar qualquer decisão. Para conseguir fazer isso eu preciso praticar o acalmar da mente de forma regular. E quando eu me tornar mestre nessa arte eu conseguirei tomar decisões com muito mais facilidade, mesmo diante de situações extremamente difíceis.”



domingo, 26 de janeiro de 2014

Calendário de Exposições de Orquídeas 2014 - Fevereiro


- 07, 08 e 09/02 - Exposição em Leme/SP;

- 21, 22 e 23/02 - Exposição em Itaguara/MG;

- 21, 22 e 23/02 - Exposição em Dobrada/SP.



Mensagem do Dia


BENEFÍCIO


“Tudo é preciso. Tudo está bem. Tudo é benéfico, mesmo quando não parece ser. Mesmo que eu não acredite nisso, eu posso usar esse simples pensamento em situações que sou incapaz de mudar. Esse pensamento pode influenciar minha abordagem diante dos acontecimentos, incentivando-me a olhar para o benefício que há em situações difíceis.”



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A Grandeza da Transformação








A encontrar no tempo de nossas almas.




Numa rapidez que temos que aceitar.







No silêncio sem fim,




a natureza nos mostra seu caminho.




Numa confirmação de adorarmos.

Elohim - Eliom




Orquidário OrquivivA





Mensagem do Dia



Amor

“Em um mundo melhor, a lei natural é a do amor. Em uma pessoa melhor, a natureza natural é amorosa. Amor é o princípio que cria e sustenta as relações humanas com dignidade e profundidade. O amor espiritual nos leva ao silêncio e este silêncio tem o poder de unir, orientar e liberar as pessoas. Quando o amor é aliado à fé, isso cria uma forte fundação para iniciativa e ação. O amor é um catalisador para mudanças, crescimento e conquistas.”



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Catasetum João Stivali x Cycnoches Pentadactylum




Orquidário OrquivivA




Mensagem do Dia


IRMANDADE


“Falamos em irmandade, mas não sabemos em que contexto somos todos irmãos. E qual é o contexto? É ter a consciência de que nossa natureza verdadeira é a da paz, do amor e de felicidade. Quando temos essa consciência, conseguimos ver todos como irmãos. Quando enxergamos essas qualidades no outro, interagimos bem com todos e a qualidade dos relacionamentos muda. Haverá harmonia.”



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Orquídea Sobrália Alba




Orquidário OrquivivA





Mensagem do Dia


AMOR E GENTILEZA


"O resultado do amor puro, verdadeiro, é sempre positivo. Aqueles que têm esse tipo de amor nunca são influenciados negativamente por ninguém. A habilidade deles de discernir nunca diminui. Quando seu amor é puro, os outros sentirão que suas intenções são puras. Haverá amor na sua visão. E haverá gentileza no seu amor. No amor puro sempre há gentileza."