Translate

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Plantas purificadoras - parte 1


Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)

É uma das mais poderosas plantas despoluidoras apontadas pelo estudo da Nasa. Primeiro, ela absorve esporos de fungos, o que a faz ser uma ótima alternativa para ambientes mais úmidos, como lavanderias e banheiros. Pesquisas recentes mostram que ela também absorve com voracidade algumas substâncias químicas altamente poluentes, como o tricloroetileno, o benzeno, xileno, formaldeído e amoníaco. Ela tem uma grande capacidade de filtrar o ar impregnado por fumaça de cigarro, tinta de jornais, produtos de limpeza, vernizes e tintas, entre muitas outras substâncias. ela não é exigente em luz e umidade (precisa apenas de regas semanais) e, por isso, pode ser cultivada em todos os tipos de ambientes. Mas o Lírio da Paz também é tóxico, por isso é preciso tomar cuidado para que as crianças não tenham contato com a planta.




Hera Inglesa (Hedera helix)

Planta muito resistente e que absorve intensamente o formaldeído encontrado em vários produtos de limpeza doméstica e em tintas - por isso é ideal para ser cultivada em qualquer ambiente recém pintado. Outros estudos mostram que a Hera Inglesa tem a capacidade de absorver e reduzir partículas fecais que ficam no ar, portanto é excelente para ambientes com animais domésticos. Ela também absorve o benzeno, substância encontrada em plásticos, o que a faz uma ótima purificadora do ar de locais como escritórios.




Jiboia (Scindapsus aureus)

Além de combater o formaldeído, benzeno e tolueno (substâncias poluentes e tóxicas, largamente utilizadas pela indústria química e que se encontram em vários produtos do dia a dia), a Jiboia é excelente para despoluir o ar de monóxido de carbono, gerado pela queima de combustíveis fósseis e uma das substâncias que mais poluem o ar de nossas cidades. Tem rápido crescimento e é excelente para ser plantada em vasos suspensos. No norte e no nordeste do Brasil, as diversas espécies de jiboias são consideradas plantas encantadas, que protegem a casa de 'energias negativas' trazidas por visitantes indesejados. A seiva é tóxica e pode causar irritação na pele.




Ráfis (Rhapis excelsa)

Esta planta absorve rapidamente moléculas de amoníaco e xileno, substâncias contidas em produtos de limpeza e detergentes. E como vive muito bem em ambientes úmidos e com pouca luz, é ideal para ser cultivada em cozinhas e banheiros.




Antúrio (Anthurium andreanum)

Outra planta ideal para banheiros e cozinhas, o Antúrio é devorador de amoníaco e xileno. E também adora a umidade. Mas deve ser cultivada com cuidado em casas com crianças, pois é tóxico quando ingerido.




Filodendro Roxo (Philodendrum erubescens)

Planta que gosta muito da umidade e é ideal para ser plantada em banheiros, o Filodendro Roxo absorve o formaldeído e o tricloroetileno. A madeira compensada é uma das grandes fontes de poluição por formaldeído, substância comum também em materiais de limpeza, papel higiênico e produtos para cuidados pessoais.