Translate

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Plantas purificadoras - parte 2


Espada de São Jorge (sansevieria trifasciata)

A Espada de São Jorge também é uma planta com forte referência na cultura popular, que atribui a ela o poder mágico de proteger a casa de energias negativas e mau-olhado. Mas a verdade é que a planta é uma das mais eficientes para filtrar deído e óxidos de nitrogênio. Adapta-se bem a vários ambientes, pois é muito resistente e não é exigente quanto à iluminação.



Gérbera (Gerbera jamesonii)

Bela e colorida quando floresce, a gérbera (também conhecida como Margarida-da-áfrica) tem a capacidade especial de absorver o cheiro das roupas e ambientes impregnados de fumaça de cigarros. Ela absorve ainda o benzeno, tricloroetileno, formaldeído e tolueno. E tem a vantagem de emitir muito oxigênio e absorver mais dióxido de carbono do que a maioria das plantas. É uma planta ideal para purificar ambientes com compostos orgânicos voláteis, como óleos essenciais, incensos e perfumes, entre outros. A gérbera gosta de local iluminado e solo úmido.



Palmeira Areca (Chrysalidocarpus lutescens)

A Palmeira Areca é outra poderosa purificadora do ar em ambientes internos. Absorve formaldeído, xileno e um grande número dos chamados COV (compostos orgânicos voláteis) provenientes de fumaça de cigarro, plásticos e cola de papel de parede e carpetes, entre outros. Pode ser usada em todas as salas e é ideal para ambientes que receberam pintura recente ou ainda existem móveis e portas recém envernizados. Cai muito bem na decoração de quartos de crianças, mas precisa de bastante luz e umidade.



Babosa (Aloe vera)

É uma poderosa auxiliar ma limpeza do formaldeído e do benzeno existentes em produtos de limpeza e tintas. É uma planta que adora o sol e cresce rapidamente, assumindo muito depressa o seu papel de auxiliar na despoluição dos ambientes internos. Também produz um gel que é utilizado para curar cortes e queimaduras.



Palmeira Bambu (Chamaedorea seifrizii)

Como quase todas as espécies de palmeiras, esta também é uma excelente auziliar na purificação do ar de ambientes internos. Além de filtrar tricloroetileno, benzeno e formol, age como um umidificador natural do ambiente. É uma planta fácil de cuidar, que precisa de luz e abrigo, e como não atinge grande altura é ideal para ser plantada em vasos dentro de casa.



Crisântemo (Chrysantheium morifolium)

Além de ser uma lindíssima planta de decoração, com suas flores coloridas e vistosas, o Crisântemo absorve muito bem o amoníaco e o benzeno encontrado em colas, tintas, plásticos e detergentes. À noite recomenda-se colocar o vaso do lado de fora da casa, pois a planta gosta de temperaturas mais baixas.



Samambaias

As diferentes espécies de samambaias absorvem formaldeído, xileno e outras substâncias tóxicos voláteis de mobiliário, colas e tintas. Elas são bonitas, precisam de pouca manutenção e podem ser usadas como decoração nos mais variados ambientes, como corredores e salas.