Translate

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O cultivo de orquídeas - vale a pena ser paciente - parte 1



Cultivar orquídeas pode ser viciador. Alguns apreciadores gastam horas estudando os nomes latinos de suas orquídeas favoritas para pronunciá-los corretamente. Por que as pessoas ficam tão fascinadas com essas flores?
É imensa a variedade de orquídeas. Cerca de 25 mil espécies foram descobertas na natureza e organizações oficiais reconhecem mais de 100 mil híbridas artificiais. O termo "híbrido artificial" não significa que os botânicos criaram novos organismos vivos a partir do solo, água e ar. Significa que esses híbridos são produtos de polinização cruzada controlada.
Tanto as orquídeas que crescem na natureza como as produzidas com ajuda humana apresentam vários tamanhos. Há espécies tão minúsculas que é preciso usar uma lente de aumento para observá-las melhor, enquanto outras ficam facilmente à vista em peitoris de janelas. Uma orquídea que cresce na floresta tropical da Indonésia pode pesar quase 500 quilos!
As orquídeas ostentam uma grande variedade de cores e formatos. Algumas delas tem uma semelhança impressionante com abelhas, mariposas e pássaros, enquanto outras tem um formato ímpar que cahama a atenção, principalmente de cultivadores. Por muitos anos, essas belas plantas eram acessíveis apenas aos ricos, mas hoje elas estão disponíveis aos de condição mais humilde.



As pessoas admiram orquídeas há séculos, mas só em tempos relativamente recentes cultivadores aprenderam técnicas eficazes de reproduzi-las. Em 1856, floresceu a primeira orquídea híbrida artificial. No entanto, cultivar essas flores magníficas - mas que exigem cuidados meticulosos - costumava ser mais tedioso do que prazeroso.
As sementes das orquídeas são pequenas - algumas parecem pó. Manusear sementes tão pequenas assim era desafiador e ainda costuma ser, mas o maior desafio é fazê-las crescer. Por décadas, orquidófilos experimentaram diferentes materiais e condições para achar um meio de cultura ideal para germinar sementes de orquídea. Em 1922, o Dr. Lewis Knudson, um cientista da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriu que, quando as sementes eram colocadas numa mistura de água. açúcar e ágar (uma substância gelatinosa extraída de algas marinhas), elas brotavam e cresciam bem. Logo, aficionados estavam produzindo novas orquídeas híbridas em abundância. Essa "febre de orquídeas" continua até hoje. Todo ano surgem muitos exemplares híbridos nunca vistos em público.
Mas, bem antes de os homens cultivarem orquídeas, elas já cresciam na natureza. Como é que elas geram espécies híbridas sem a intervenção do homem?



segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mensagem do Dia


RESPONSABILIDADE

“Com a motivação de cumprir o dever designado, permanecendo fiel à meta, uma pessoa responsável persevera, porém nunca com teimosia. Quando existe a consciência de ser um instrumento ou um facilitador, há flexibilidade, há leveza no desempenho do papel. Quem está agindo não assume ou controla o resultado. Responsabilidade é ter a maturidade para saber quando uma responsabilidade deve ser passada para outro. Cooperação e humildade são seus pilares".




sábado, 5 de novembro de 2011

Dasylirium, uma beleza rara.





A planta da qual tratamos hoje está, a cada dia, ganhando novo mercado no paisagismo, devido à facilidade de cultivo e ambientação em todos os climas do país (temperado e tropical).
Trata-se da Dasylirium, de porte m´´edio, entre 1,0 a 1,5m de altura e originária do México. É considerada uma planta rara, muito valorizada pela sua incrível simetria e durabilidade, tolerando a seca, solos fracos e sol intenso.
Ela forma uma linda roseta, podendo compor vasos muito vistosos e belos jardins, principalmente com pedras.
Historicamente, esta planta era considerada um alimento ( o caudex) e bebida alcoólica (sotol, feita a partir das raízes) pelos nativos do sudoeste dos Estados Unidos e México.
Hoje, é utilizada em jardins, podendo ser acompanhada de diversos tipos de pedras e de cascas em decomposição. Pedras maiores, em locais estratégicos, podem também fazer um grande diferencial.
Apesar do aspecto um tanto agressivo, talvez pela presença dos espinhos, esta planta tem suavidade na forma e leveza no formato e quantidade de folhas, o que lhe permite um movimento bastante interessante.
Dizemos que um jardim deve ter plantas estrelas e outras coadjuvantes. Esta é sem dúvida uma das estrelas e, se a composição for acertada, o resultado será o de um jardim extremamente belo e harmonioso.



Mensagem do Dia


PACIÊNCIA

“Se existir paciência consigo, então haverá paciência e paz com os outros. Paciência significa polidez. Permitir que os outros experimentem e recebam primeiro o que é precioso para mim é uma grande caridade e isto resulta em felicidade interna. Paciência verdadeira também ajuda os outros a acostumar-se com situações novas e idéias e a ajustarem-se a elas.”


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projetos Paisagísticos 3


Recuperação de espaço e ambiente


Mensagem do Dia


MATURIDADE

“A alma com essa virtude terá a habilidade de conservar e não desperdiçar poder espiritual. Ela não cairá em extroversão, mas permanecerá introspectiva, estocando energia. Fazendo isso, ela será capaz de trazer elevação aos outros em vez de emaranhar-se na tendência de apenas “tomar”. Tais pessoas recebem o título de grandes doadoras. Maturidade espiritual aumenta o valor da alma. Maturidade espiritual significa que a alma levará uma vida de equilíbrio entre o auto-serviço e o serviço para os outros. Tais almas são muito amadas por Deus.”