A planta da qual tratamos hoje está, a cada dia, ganhando novo mercado no paisagismo, devido à facilidade de cultivo e ambientação em todos os climas do país (temperado e tropical).
Trata-se da Dasylirium, de porte m´´edio, entre 1,0 a 1,5m de altura e originária do México. É considerada uma planta rara, muito valorizada pela sua incrível simetria e durabilidade, tolerando a seca, solos fracos e sol intenso.
Ela forma uma linda roseta, podendo compor vasos muito vistosos e belos jardins, principalmente com pedras.
Historicamente, esta planta era considerada um alimento ( o caudex) e bebida alcoólica (sotol, feita a partir das raízes) pelos nativos do sudoeste dos Estados Unidos e México.
Hoje, é utilizada em jardins, podendo ser acompanhada de diversos tipos de pedras e de cascas em decomposição. Pedras maiores, em locais estratégicos, podem também fazer um grande diferencial.
Apesar do aspecto um tanto agressivo, talvez pela presença dos espinhos, esta planta tem suavidade na forma e leveza no formato e quantidade de folhas, o que lhe permite um movimento bastante interessante.
Dizemos que um jardim deve ter plantas estrelas e outras coadjuvantes. Esta é sem dúvida uma das estrelas e, se a composição for acertada, o resultado será o de um jardim extremamente belo e harmonioso.