Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Escadas e Jardins






Muitos Jardins fascinantes são feitos em áreas com declive. Alguns, inclusive, com declividade bastante acentuada.

Nestes casos, além da escada servir como ligação de um nível para o outro, pode ser um elemento paisagístico bastante interessante. É importante que seja disposta de forma harmônica no terreno. O ideal é que as escadas sejam construídas com o mesmo tipo de material e estilo utilizado em todo o jardim.

Além da beleza, precisamos cuidar também do conforto e segurança. Sendo assim, devemos dar preferência a degraus largos e baixos, que tornam o caminho mais agradável e trnsmitem suavidade ao local. Caso o desnível do terreno seja muito acentuado, podemos projetar degraus em curvas.

Pensando na segurança, a escolha do material é fundamental, e devemos optar por materiais que não sejam muito lisos e escorregadios ou, ainda, que não sejam propensos a formação de poças de água. É bom lembrar que, dependendo do local, devemos oferecer escadas seguras e adaptadas aos frequentadores da melhor idade. Um corrimão pode oferecer a segurança desejada e ser decorativo ao mesmo tempo.

O estilo da obra também é importante. Por exemplo, em ambientes rústicos, pode-se pensar na utilização de pedra bruta, madeira, dormentes ou tijolos. Ao mesmo tempo, pedras como ardósia, goiás ou mineira ficam muito bem em projetos clássicos.

Independente de estilo, degraus entremeados com plantas são muito apreciados e integram, com muita intensidade, elementos arquitetônicos e vegetação. No entanto, exigem maior manutenção e a seleção das espécies de plantas deve ser criteriosa para que não tenham crescimento muito intenso e para que não invadam a área de piso.

Sabemos que um belo jardim deve oferecer surpresas em seus trajetos. O uso de escadas pode propiciar este novo olhar em diferentes momentos.



Fonte: Nancy Thame