Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vandas






1- Pragas e doenças


Definitivamente de todas orquídeas, as vandas são as que menos tem complicações com doenças ou pragas e consequentemente as de mais facil cultivo. 
O bom cultivo é sempre o melhor método preventivo. Desta forma, aprendendo bem como cultivá-las nas próximas frases, você poderá ter plantas muito saudáveis, com ótimas floradas.
Análise das plantas, uso de fungicidas, inseticidas e bactericidas poderão ser necessários no caso de grandes coleções, principalmente para evitar que uma planta possa contaninar as outras. Em coleções pequenas e médias de até umas 1000 plantas, o ideal é separar alguma planta que possa estar com manchas ou marcas e tratá-la individualmente.
2-Luminosidade

Este é um fator muito importante para o cultivo de uma vanda, as vandas precisam de luz para florescer e crescer com vigor. Uma vanda que não está florescendo, muito provavelmente está recebendo menos luz do que o necessário. Essas orquídeas florescem com sombreamentos em uma escala de 70% de sombra a sol pleno. A maioria adapta-se muito bem com telas que deixam passar 40% a 50% da luminosidade do sol.

-Sintomas de baixa luminosidade: folhas com colorido verde muito escuro, ausência ou baixo índice de floração por mais de um ano em vandas adultas, enfraquecimento da planta com perda de folhas e maior suscetibilidade a doenças.
-Sintomas de excesso de luz: Folhas amareladas ou com queimaduras, perda de folhas e algumas vezes desidratação.
3- Ventilação

É muito importante que as Vandas estejam em um ambiente arejado. Essa medida ajuda na saúde das plantas pois facilita que sequem mais rápido evitando o aparecimento de doenças. O vento também proporciona às plantas uma limpeza dos possíveis microorganismos nela instalados. As vandas se bem fixadas em árvores no jardim, suportam ventos fortes. Para as plantas suspensas, proteja das rajadas de vento. 

4-Floração abundante

Você já sabe que o principal fator para uma excelente floração das vandas é a quantidade de luz que ela recebe. As vandas podem florescer até quatro vezes ao ano e a cada florada portar mais flores em suas hastes. Uma vanda bem florida é fascinante. Alguns cuidados neste período podem ser bem interessantes para deixar a sua planta ainda mais bonita.
5-Água: principal elemento no cultivo

As Vandas adoram água, elas devem ser regadas abundantemente e de preferência todos os dias, a não ser em regiões ou estações frias, em dias chuvosos ou nublados. A rega ideal é no início da manhã para dar à planta tempo de secar até a noite. Em média, em 4 horas estarão secas. Alguns cultivadores preferem colocar substrato na cesta plástica das vandas, para que assim retenham mais umidade e não seja necessário regas diárias (só recomendamos este método para cultivadores experientes). A água da chuva é a melhor a ser usada para qualquer vegetal, inclusive para as vandas.


6-Temperatura

Em dias mais quentes, é aconselhável ventilar mais, ou elevar a umidade do ar. Já foram feitas experiências com Vandas em temperaturas de até 4°C por um período curto de tempo, alguns sintomas apresentados pelas plantas foram a perda dos botões e a parada momentânea de crescimento das raízes. Logo que a temperatura aumenta, a planta volta ao seu crescimento normal. Se o frio for muito intenso durante vários dias seguidos, é necessário protegê-la do vento. A temperatura muito baixa faz a planta parar de crescer, retomando o seu metabolismo semanas depois.