Translate

terça-feira, 26 de junho de 2012

Como cuidar de sua orquídea



Algumas dicas:

REPLANTE

1- Os vasos podem ser de barro ou plástico. Procure optar por um deles padronizando assim sua coleção. Ao padronizar, você controla melhor a umidade de cada vaso. Lembre-se que os vasos de barro secam mais rápido que os de plástico.

2- Não há regras para o tamanho do vaso quanto ao replante, porém, use um vaso proporcional ao tamanho da orquídea. Quando as orquídeas forem adultas e de crescimento horizontal, encoste o pseudobulbo mais velho na borda do vaso e deixe um espaço na frente do vaso relativo a dois pseudobulbos da planta a ser replantada no centro do vaso.

3- O replante deverá ser feito somente quando os pseudobulbos estiverem fora do vaso ou quando o substrato estiver muito velho.

4- Use um vaso que deverá ter em seu fundo cacos de telha para drenagem, na proporção de 1/3 de sua altura.

5- Os substratos mais usados são: fibra de coco e casca de pinus.

CULTIVO

São três fatores importantes no cultivo da orquídea: iluminação, ventilação e umidade.

LUZ

Algumas orquídeas suportam mais luz do que outras, porém, de uma forma geral o indicado é que a incidência de luz solar sobre a planta seja de 50%.

VENTILAÇÃO

Coloque suas plantas de preferência em local arejado e com circulação de vento, evitando o chamado "vento sul" no inverno.

UMIDADE

Dentro do possível e sem exageros, quanto mais umidade no ar você conseguir, melhor.

ADUBAÇÃO

Preferencialmente deve ser feita mensalmente, por via foliar (pulverização).

PRAGAS

Pulgões, cochonilhas, lesmas e caracóis são as mais comuns. Você pode limpar suas plantas lavando-as com água, sabão de coco e uma escova de dentes bem macia. Isto geralmente elimina as cochonilhas e pulgões. Lesmas e caracóis podem ser retirados manualmente.
Use também um inseticida natural mensalmente.