Translate

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Arpophyllum giganteum

 
 


 
 
Se uma única flor de orquídea já é o centro das atenções em qualquer ambiente, uma haste floral com centenas delas é um espetáculo da natureza. Originária de florestas de altitude do México á Colômbia, a escova-de-mamadeira (Arpophyllum giganteum) é uma orquídea epífita, ou seja, vive presa aos troncos de arvores sem retirar nenhum nutriente, apenas usando-as como suporte. Mas também pode ser encontrada sobre rochas.

Entre as espécies do gênero Arpophyllum, a giganteum, como seu próprio nome revela, é a maior de todas – sua haste floral mede até 50 cm. As centenas de flores que cobrem a haste floral não passam de 8 mm de diâmetro e têm coloração lilás brilhante com os labelos mais escuros. As folhas são longas, estreitas e recurvadas, e rendem o nome de gênero, pois Arpophyllum significa “folhas em forma de foice”.

Necessita de uma boa iluminação e adubação para florescer. A floração acontece na primavera. A planta não gosta de substrato encharcado.

Como o formato de haste floral lembra muito uma escova de lavar garrafas, a planta recebeu o nome popular “escova-de-garrafas” ou “escova-de-mamadeira”.


 
Fonte: Planta Sonya