Translate

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ajuga





A ajuga (Ajuga L.) é um gênero botânico da família Lamiaceae. São muitas espécies, algumas delas muito utilizadas em paisagismo, pois além de rústicas e bonitas, são ideais para áreas sombreadas e semi-sombreadas onde, geralmente, o gramado e as flores não se adaptam.
Esta pequenina planta, utilizada como forração, gosta de locais frescos, ventilados e pode ser plantada em vasos e jardineiras. Muito bonita, devido à textura e coloração, é ótima opção para jardins de pedra e bordaduras de canteiros, valorizando o paisagismo.
A folhagem é o grande atrativo desta planta, sua textura é média e as cores são muito variadas, de acordo com a cultivar. As cultivares mais comuns são: "Purpurea" (folhas bronzeadas a violáceas), "Multicolor" (com pintas coloridas) e " Variegata" (de cor verde escuro, com margens de cor creme ou branca).
As flores da ajuga, apesar de terem importância ornamental secundária, podem ser muito decorativas na primavera, geralmente azuis ou violáceas. Elas surgem em inflorescências do tipo espiga e são muito atrativas para borboletas e abelhas. Ocorrem ainda variedades com flores róseas, avermelhadas e brancas.
A ajuga produz pequenas sementes marrons no verão. Deve ser cultivada sob meia-sombra ou sombra, em solo fértil, com boa drenagem, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Aprecia o frio subtropical. Não tolera o calor excessivo ou pisoteio. Sob sol pleno, fica com as folhas pequenas e muitas vezes queimadas, mas floresce com mais abundância. O ideal é que seja plantada em canteiros com delimitadores subterrâneos. A ajuga tem efeito fantástico quando associada a outras plantas de coloração escura, como é o caso da grama negra. Ela surge, realmente, como ótima opção em paisagismo e merece nossa atenção.