Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Íris Azul







Íris L. é um gênero de planta com flor, muito apreciada pelas suas diversas espécies. Além das flores, de cores muito vivas, apresenta uma folhagem bem interessante, disposta no formato de leque.
Existem íris de muitas cores, em grande variedade de combinações.
Elas crescem em todas as regiões temperadas. São plantas perenes, que florescem de abril a julho. Podem ser plantadas na primavera, pouco antes da florada, ou no outono.
A falsa Íris azul (Neomarica caerulea), ou lírio das pedras é uma planta das mais utilizadas no paisagismo. As flores azuis são grandes e bonitas, porém são pouco duráveis. É apropriada para canteiros de baixa manutenção, exigindo poucas adubações periódicas. Pode ser cultivada em conjuntos com outras plantas, assim como em maciços ou como bordadura. A floração pode se estender durante o ano todo, mas é mais abundante na primavera e no verão.
Originária do Brasil, pode ser cultivada a pleno sol ou a meia-sombra. É bastante resistente ao frio.
Como já dissemos, seu uso no paisagismo é bastante diversificado. É ótima opção para canteiros estreitos situados, por exemplo, nas entradas de garagens. Também tem efeito impactante quando colocada em conjunto de pedras, como se ali tivessem nascido naturalmente. Em jardins de estilo europeu, dá um toque de delicadeza, quando associada a coníferas. A cor azul é suplementar ao verde. Seu uso é muito interessante, pois juntamente com verdes escuros, verdes claros, verdes variegados e verdes azulados em diferentes tamanhos, formas e textura de folhas, fazem o maciço verde do jardim. Flores azuis, do mais claro ao quase roxo, continuam sendo suplementares do verde e, portanto, não geram contrastes e sim harmonia e descanso visual. Este efeito é interessantíssimo, por exemplo, nos jardins de clínicas e consultórios.
Se quisermos gerar impacto ou surpresa, torna-se necessário associal o uso de flores brancas com os diversos tons de azul ou, ainda, colocar de forma esparsa pelo jardim, plantas com flores em tons de laranja e de amarelo forte.