Translate

sexta-feira, 16 de março de 2012

Canteiros floridos




Na criação de jardins percebemos muitas vezes a expectativa do proprietário em ter um espaço florido o ano todo. É preciso um bom projeto de paisagismo, pois o conhecimento técnico é fundamental.
A história de que o jardim só floresce entre a primavera e o verão é lenda no nosso país tropical. Com planejamento e uma seleção acertada de espécies, os canteiros terão cor o ano inteiro.

Há várias alternativas. Uma delas é a de se trabalhar com arbustos e árvores que florescem em diferentes épocas do ano, alternadamente. É preciso um espaço considerável para efetivar esta idéia.
Uma segunda opção está na possibilidade de se trabalhar com pequenos maciços de forrações (plantas pequenas ou rasteiras), que adornam ou que pontuam o jardim, entremeando outras plantas. A floração não será tão exuberante, porém, consegue-se um bom efeito em espaços menores.
Como terceira opção, podemos conciliar as duas alternativas anteriores, com alguns arbustos de floração em diferentes épocas do ano e forrações, em pequenos maciços. O resultado é magnífico.
Entretanto, para os que sonham com um jardim extremamente florido, como aqueles de calendários, é preciso saber que dá trabalho e muita manutenção. São belíssimos? Realmente são, e se você ainda não desistiu, seguem algumas dicas, pois vale a pena!

Normalmente usamos flores anuais ou bianuais, o que significa que você irá trocá-las de tempos em tempos. Preparar um bom canteiro é fundamental. No preparo, adicione boa parte de solo orgânico e, para preservá-lo evitando o ressecamento e a evaporação de nutrientes, é aconselhável forrá-lo com uma camada de folhas trituradas e secas ou palha. Outra dica é a de se fazer uma pulverização quinzenal, com um fertilizante foliar, rico em fósforo, pois aumenta a fartura de flores.

O corte das flores, que podem ser utilizadas em arranjos e vasos, aumenta a quantidade da florada. Assim que começarem a murchar, as flores devem ser removidas. Isso prolonga o ciclo vital das plantas anuais e bianuais. Na chegada da primavera e próximo ao verão, trabalhe com plantas que preferem o calor e suportem grandes quantidades de água esporadicamente. Prefira as flores de cores vivas. É uma estação onde o sol garante uma combinação de branco, rosa, amarelo, laranja, vermelho. Algumas cores frias combinadas também podem ser usadas, como o azul e roxo. A cor creme também garante uma suavidade onde quebra a força das cores quentes e ameniza e deixa mais delicado o canteiro.


Fonte: Nancy Thame