Translate

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As versáteis lavandas

 
 
 
 
 
A Lavandula angustifólia, popularmente conhecida como lavanda ou alfazema, provém da família Lamiaceae e vem sendo utilizada há séculos pela humanidade, através de seu óleo essencial ou de suas flores secas nos banhos. Se óleo essencial é produzido pela destilação de flores e folhas ou somente de flores.
 
A lavanda é originária da região do Mediterrâneo e largamente cultivada no Sul da Europa, notadamente na França, Itália e Inglaterra. O termo lavandula é derivado do latim lavare, limpar. Muito usado em banhos, é um dos mais versáteis de todos os óleos essenciais. Aliás, este óleo essencial já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc). Não é raro, nas residências francesa, encontrar um frasco de óleo essencial de lavanda para uso na pele como calmante e até como remédio contra contusões, dores, machucados e queimaduras.
 
Com flores púrpuras e brotos de fragrância suave, lavandas são plantas apaixonantes. Crescem em jardins e suas flores são usadas para arranjos florais secos. Devido à fragrância suave, são também utilizadas em pot-pourris.
 
Rústicas, as lavandas não são exigentes quanto à fertilidade do solo, mas este deve ser muito bem drenado e receber insolação direta. Pode-se realizar algumas podas leves de formação e adubações ricas em fósforo, que irão estimular a floração. Apreciam o frio mediterrâneo ou subtropical. Toleram a seca, o frio e as geadas, sendo que algumas espécies e variedades toleram o calor tropical.
 
 
Quando plantada nas regiões mais quentes, deve-se evitar o sol da tarde direto e desenvolvem-se melhor quando recebem somente o sol da manhã.
 
Estas pequenas plantas revelam-se versáteis, com usos paisagísticos, medicinais, aromáticos, industriais e até culinários.
 
Nos jardins, são excelentes para compor maciços, bordaduras ou pequenas cercas-vivas, mas podem também ser plantadas como arbustos isolados ou em grupos irregulares, que ficam perfeitos em jardins de estilo inglês. Não devem faltar também em canteiros de ervas. Desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras.
 
 
 
Fonte: Nancy Thame