Translate

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Asplenium ou Asplênio







O gênero Asplenium possui mais de 700 espécies, sendo que a planta Ninho de Passarinho (ou simplesmente Asplênio) é a mais conhecida, principalmente por ser cultivada no interior das casas do nosso país.
Possui grandes folhas verdes, em tom claro e muito uniforme, que surgem no centro da planta, apresentando-se enroladas quando novas. Estas folhas brilhantes possuem também nervura central escura e estão inseridas num caule curto, que passa despercebido. A beleza realmente está na cor e na forma de suas folhas.
O Ninho de Passarinho ou Asplênio não atinge altura muito superior a meio metro, o que é uma vantagem como planta ornamental de área interna, pois não ocupa muito espaço.
É uma planta epífita, isto é, desenvolve-se sobre outras plantas, como a maioria das orquídeas. No entanto, pode ser cultivada em vasos e canteiros, desde que em locais sombreados e com substrato adequado, que deve reter umidadee ser rico em matéria orgânica. Sua multiplicação é feita pelos esporos e por divisão da planta.
Nos jardins, podem ser utilizadas em maciços ou em composição com outras epífitas, desde que em locais sombreados, principalmente sob árvores.
Também podemos explorar sua origem e decorar os espaços com troncos de árvores, colocando o asplênio em um meio vaso ou amarrado com um pouco de substrato, em envelope de fibra natural.
Ela se caracteriza pelo baixo metabolismo e pouca resistência ao sol ou ao frio, tendo crescimento bastante lento. É adequada para o cultivo em regiões mais tropicais e de umidade mais elevada.
Esta é uma planta que realmente vale a pena ser observada na composição de nossos jardins. Tem presença forte e, com muita simplicidade, oferece visual diferenciado, graças ao desenvolvimento de suas folhas.