Translate

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Jardins internos






Os cuidados com espaços internos destinados a jardins merecem atenção redobrada. A impermeabilização e drenagem precisam ser muito bem feitas, para impedir umidade nas paredes. A escolha do substrato deve ser rigorosa e não deve exalar cheiros.
A luminosidade também limita a seleção das plantas, pois o fato do jardim ser interno, não significa que podemos criá-lo sem luz. A aeração também é necessária, pois com baixa aeração aumenta a incidência de pragas e doenças.
A atenção e critérios na escolha das plantas são essenciais, pois devem oferecer o efeito estético desejado, mas não podem causar transtornos. Por exemplo, o "ficus" que parece um arbusto tão inofensivo é, na verdade, uma árvore de grande porte com raízes extremamente agressivas.
Não é raro encontrarmos situações de rachaduras em paredes e entupimento das tubulações. Outra planta que pode causar problemas semelhantes é a dracena. Podemos selecionar plantas menos agressivas ou utilizar vasos e anéis de concreto para o plantio.
Se o objetivo do jardim for impedir a visão de olhares curiosos para dentro de casa, podemos escolher plantas maiores e com maior densidade, como a pleomele e a areca trianda, caso haja espaço suficiente. Se o objetivo for preencher espaços embaixo de escadas, as plantas devem ser menores. Nos corredores, fica muito bom o uso de plantas mais esguias e verticalizadas com outras mais baixas para preenchimento do segundo plano visual.
O uso de pedras e pedriscos faz grande diferencial, principalmente se levarmos em conta a grande variedade de cores e tamanhos disponíveis no mercado. Forrando o chão ou como foco decorativo, as pedras são de utilização prática e valorizam os jardins internos.
Entretanto, não só de plantas e pedras preenchem os jardins. Os elementos decorativos personalizam cada projeto.
Além das fontes, bastante procuradas, peças artesanais, esculturas e um grande número de novidades surgem a cada momento, dando-nos a oportunidade de inovar sempre.