Translate

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mandevilla ou dipladênia







A mandevilla (Mandevilla sp.), também conhecida como dipladênia, tem enorme sucesso no paisagismo, devido a suas belas flores precoces e de coloração viva.
É uma trepadeira muito fácil de cultivar, principalmente quando utilizada para formar "cortinas verdes". Sua formação é pouco densa e pode ser utilizada para revestir grades, treliças, caramanchões e pergolados, dando um toque sutil ao jardim, pois seu aspecto é de extrema leveza.
Esta trepadeira pode ser cultivada em vasos, desde que possuam um suporte adequado para a planta se fixar e desde que seu crescimento seja conduzido por podas. Muitas espécies são originárias do Brasil.
As flores em forma de trombeta podem ser simples ou dobradas e as cores variam entre rosa, vermelho, amarelo e branco. As mais comuns são as rosas com pétalas simples. Seu perfume adocicado é muito peculiar e a coloração intensa se sobrepõe ao verde escuro de folhagem, atraindo abelhas, borboletas e aves.
Cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, a dipladênia precisa de solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e moderadamente irrigado. É preciso atenção, pois a planta não tolera encharcamento so solo, frio intenso ou geadas.
O sucesso da dipladênia no paisagismo é indiscutível. Ela é muito rústica e precoce, florescendo desde jovem. No clima brasileiro, é capaz de produzir flores o ano todo, diminuindo sua intensidade de floração apenas no período do inverno.