Translate

terça-feira, 21 de junho de 2011

Beleza tropical: Bromélias





As bromélias são grandes atrações em jardins por conta da beleza de suas formas, tamanhos, cores das folhas e flores. Essa planta típica das zonas tropicais e subtropicais das Américas adapta-se a lugares com baixa e intensa luminosidade. Podem ser cultivadas em vários tipos de solos, sobre acúmulos orgânicos (epífitas) e diretamente sobre rochas nuas (rupículas).
Habitam quase todos os ecossistemas observados desde o Chile até a parte sul dos Estados Unidos, com exceção da Pitcairnia feliciana, exclusiva do Golfo de Guiné, na África.
No Brasil, a planta é encontrada em todas as regiões, com maior diversidade na Mata Atlântica entre os Estados de Santa Catarina e Bahia. Dos 54 gêneros e cerca de 2.660 espécies que constituem a família da Bromeliaceae, 80% dos gêneros e mais de 40% das espécies ocorrem no Brasil.
Por conta da ampla existência em diferentes lugares, as bromélias conseguiram, durante sua evolução, adaptar-se às mais diversas condições de clima e de luminosidade. Na mata, as bromélias fixam-se de acordo com a luminosidade e a umidade atmosférica. As heliófitas exigem luz. As esciófitas são tolerantes à sombra. E as mesófitas são indiferente à luz.



Tanto a falta quanto o excesso de luz podem prejudicar as bromélias assim como qualquer outro tipo de vegetação que não seja plantada em local certo. Os sintomas de falta de luz são folhas macias, caídas, mais longas do que o normal. No caso de excessos, as folhas ficam amareladas ou amarronzadas, ressecadas, mais curtas do que o normal da espécie e apresentam queimaduras diversas.
A quantidade de luz determina a coloração, tamanho e formato próprios. As que habitam locais mais sombreados têm folhas mais compridas e estreitas, mas com maior superfície do que as que vivem em áreas expostas ao sol. Já as plantas fixadas em áreas de sombra aumentam sua superfície foliar para receber maior quantidade de luz solar, essencial para certas atividades metabólicas vegetais, como fotossíntese e crescimento.
As que vivem sob sol direto não precisam se esticar em busca de luz. Ao contrário, elas reduzem a área foliar para evitar que a insolação e a temperatura do seu micro-habitat causem excesso de evaporação de água presente nas folhas.
Para que a planta se desenvolva satisfatoriamente, é necessário que a temperatura gire entre 15°C e 30°C, com cultivo em locais ventilados e com alta umidade relativa do ar.
Nos jardins, são plantas rústicas, muito ornamentais e de fácil adaptação. A combinação das bromélias com palmeiras e pedras lembra seu ambiente natural e traz harmonia ao jardim. Podem ser plantadas no solo, em vasos, apoiadas em árvores ou até mesmo encaixadas em um muro de pedras, podendo formar um jardim vertical.
Fica a dica! Cultive bromélias!