Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hemerocallis, o lírio-do-dia!










No primeiro olhar, podemos achar que esta flor é um lírio, mas não é. Embora a semelhança seja grande, pois até inspirou seus nomes populares, trata-se da hemerocallis. Seu nome origina-se do grego hemero (dia) e kallos (beleza), referindo-se a uma de suas importantes características: cada flor dura apenas um dia.
Originária da Europa, como os lírios, é também pertencente à família das Liláceas. As hemerocallis apresentam flores de muitos tamanhos e cores, que vão desde tons próximos do branco até um tom bemescuro, quase preto, passando por todos os tons de amarelo (do pálido ao dourado mais intenso) e do mais suave rosa ao vermelho mais forte.
Popularmente conhecida como lírio-de-são-josé ou lírio-do-dia, a hemerocallis é uma herbácea perene e rizomatosa, que floresce praticamente o ano todo, com maior intensidade no verão. O tamanho da haste varia de 20 a 130 cm, sendo mais comum encontrarmos plantas de 60 a 90 cm. As folhas são estreitas, lisas e longas. Cada haste floral da planta é composta de muitos botões.









Deve ser cultivada em solos férteis, adubados com matéria orgânica e irrigada periodicamente. Não tolera terrenos encharcados. Algumas variedades apreciam o frio, outras apresentam tolerância. Multiplicam-se pela divisão das touceiras, formando mudas com folhas e rizomas bem formados. As folhas devem ser cortadas pela metade durante o plantio.
É uma das plantas preferidas para jardim, pois além de ser muito fácil de cultivar, possui a exuberância das plantas mais aristocráticas.
As hemerocallis são indicadas para a composição de jardins de condomínios, empresas, praças, parques e, é claro, para residências. Ficam muito bonitas em bordaduras, ao longo de canteiros e muros, ou em grupos, formando maciços e conjuntos isolados.