Translate

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Pequenos édens






Segundo o livro do Gênesis, no jardim do Éden, Jeová Deus criou todas as espécies de árvores agradáveis, com saborosos frutos. Nele também colocou, ao centro, a Árvore da Vida e a Árvore da Ciência do Bem e do Mal. Um rio nascia no Éden e ia regar o jardim, dividindo-se a seguir em quatro braços.
Para aqueles que crêem, o jardim do Éden é o lugar onde Deus criou o homem. Para os cientistas, o Éden é uma metáfora da origem da humanidade. Seja como for, os primeiros capítulos da bíblia influenciaram toda a civilização ocidental. "Somos o que somos e pensamos e a bíblia teve papel dominante em nossa história e cultura".
O jardim do Éden, jadim das Delícias ou Paraíso Terrestre é na tradição das religiões abraânicas o local da primitiva habitação do homem.
Deus ordenou que o homem poderia comer os frutos de todas as árvores do jardim, exceto os da árvore do conhecimento, do que é bom e do que é mal. Ao desobedecer esta ordem e comer o fruto proibido, Adão e Eva eventualmente conheceram o bem e o mal e do pecado nasceu a vergonha e o reconhecimento de estarem nus. Como resultado da desobediência, Deus expulsou o homem do jardim.
O jardim do Éden, a sua localização e a tentativa de reencontrar a felicidade perdida após a expulsão, são temas centrais de múltiplas lendas e mitos e influenciaram muitos artistas, sendo uma das inspirações mais frequentes da arte européia.
A busca por espaços que nos tragam paz e relaxamento é cada vez mais frequente em nossas vidas, locais onde possamos visualizar o quanto a simplicidade é deslumbrante, tanto na contemplação quanto nas atitudes.
Notamos a crescente preocupação com a elaboração e manutenção de áreas verdes, independentemente do tamanho. São espaços que aumentam a qualidade de vida, garantem bem-estar aos moradores e usuários, além de auxiliar na conservação do meio ambiente. Um jardim pode ser contemplativo ou interativo e, na verdade, independente do espaço e do estilo, pode nos trazer sensações muito agradáveis. São imagens que ficam gravadas na retina e que afagam nossa alma.