Translate

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O cultivo de orquídeas - vale a pena ser paciente - parte 2


Orquídeas na natureza

Quando duas ou mais espécies de orquídeas bem similares florescem no mesmo lugar, há uma chance de que uma híbrida natural se desenvolva. Na natureza, insetos e outras criaturas atuam como polinizadores. Quando um polinizador visita uma orquídea em busca de néctar, o pólen dela adere ao seu corpo. Daí, ao visitar outras orquídeas, ele as poliniza, o que pode resultar na fertilização delas. Se isso ocorrer, elas produzirão cápsulas de sementes.
Com o tempo, a cápsula amadurece, abre-se e libera milhares, ou até milhões de sementes. Algumas delas caem no solo, ao passo que muitas outras são levadas pelo vento. As sementes que chegam a criar raízes dificilmente sobrevivem e pouquíssimas atingem a maturidade. Aquelas que crescem em resultado da fertilização de uma espécie pelo pólen de outra espécie são conhecidas como híbridas naturais. Mas como é cultivada uma orquídea híbrida artificial?



O cultivo das híbridas

Uma orquídea é a combinação das características de cada um de seus genitores. Assim, os cultivadores primeiro analisam que tipo de flor gostariam de produzir. Eles talvez estejam pensando em determinadas cores, listras ou manchas. Pode ser que queiram combinar essas características numa planta com flores pequenas ou grandes. A fragrância é um outro fator. Com esses pontos em mente, eles escolhem duas orquídeas com as características que desejam passar para a nova planta. Por exemplo, um cultivador de orquídeas talvez escolha a espécie Paphiopedilum armeniacum como um dos genitores. Essa orquídea foi descoberta na China em 1979. Em geral, ela confere um forte tom amarelo dourado à sua descendência híbrida, algumas das quais são belíssimas.
Uma vez que o cultivador escolheu as duas plantas genitoras, ele prepara a planta receptora, removendo todo o pólen existente nela. Depois, com um palito de dente ou objeto similar, ele retira o pólen da planta doadora e o passa na base da coluna da flor da planta receptora. Ele coloca uma identificação nessa orquídea polinizada contendo o nome dos dois genitores e a data da polinização.