Translate

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O cultivo de orquídeas - vale a pena ser paciente - final

É preciso ter paciência

Se a fertilização for bem sucedida, ocorrerá algo fenomenal na flo da planta receptora de pólen. Tubos afilados se projetam da coluna em direção a uma parte da flor conhecida como ovário. Daí, o ovário incha e forma uma cápsula de sementes. Dentro dela, centenas de milhares de minúsculas sementes estão sendo formadas, cada uma ligada a um tubo polínico. Pode levar meses ou até mais de um ano para que a cápsula de sementes amadureça. Nesse ponto, os cultivadores ajuntam as sementes da cápsula. Eles as colocam num frasco esterilizado com uma solução de ágar e nutrientes. Se as sementes germinarem, orquídeas bem pequenas logo aparecerão como um carpete de grama verde.



Depois de alguns meses, os cultivadores removem as mudas do frasco e as colocam perto uma das outras num frasco comunitário. Eles cuidam bem das mudas, regando-as com frequência para que não sequem. Com o tempo, eles transferem suas novas orquídeas para vasos individuais. A esta altura, a paciência se mostra uma verdadeira virtude. As orquídeas podem levar alguns anos ou até mais de uma década para florir.



Imagine a satisfação de um cultivador quando vê uma flor na orquídea que ele cultivou! Se a híbrida for nova, ele pode registrá-la usando um nome de sua preferência. Todas as híbridas desenvolvidas a partir daquela combinação de gênero/espécie  serã chamadas pelo nome registrado.
às vezes, um orquidófilo descobre uma combinação ideal que causa sensação nos criadores de orquídeas amadores. Talvez receba prêmios e suas belas plantas ficarão altamente valorizadas. Mas, independente do retorno financeiro, ele fica maravilhado de ver a flor de uma orquídea obtida por um cruzamento feito por ele mesmo.