Translate

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Paisagismo e Meio Ambiente





É muito grande a importância do paisagismo como agente difusor de qualidade de vida, bem estar e preservação do meio ambiente.
Apesar da aparente simplicidade, o paisagismo só atinge sua expressão máxima quando leva em conta diversas ciências e técnicas a ele relacionadas.
O uso adequado destes conhecimentos ocorre com o desenvolvimento da sensibilidade, fruto de constante e interminável observação da natureza.
O paisagismo está diretamente ligado ao desenvolvimento das civilizações. Desde os primeiros agricultores, ele tel evoluído e espelhado, de forma clara, a cultura, a política e a história.
A relação entre meio ambiente e educação é determinante para mudanças em nossos padrões de consumo, e o paisagismo pode ser um dos instrumentos de sensibilização e de motivação de ações que resultem em capacidade de mudanças, para introduzir novos paradigmas, ou seja, para transformar preocupações ambientais em valores ambientais.
Isto se faz através da sensibilidade e da educação, através do processo de convencimento. Um jardim é símbolo de oportunidades, aguça os nossos sentidos, ajuda a resgatar o sentimento de continuidade de vida.
Muito além da beleza, que é essencial, deve despertar preocupações, pois deve ser permanentemente educativo, mesmo que a manifestação seja sutil. E deve ser interativo, pois a vivência é parte do fazer e com isto novas sensibilizações e olhares são estabelecidos.
Em cada projeto paisagístico, temos a oportunidade, não a de criar cenários da moda, mas de torná-lo fonte de sensibilização, em relação aos saberes ambientais, sociais e de cidadania.
Viver bem e melhor depende, se dúvida, dos nossos valores.