Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paisagismo - Palmeira Ráfia ou Rápis


A palmeira ráfia (Raphis excelsa) encanta pela versatilidade e beleza. Independente de modismos, é uma das plantas mais procuradas no comércio de ornamentais.
É originária da China e pertence à família das Palmáceas.
O termo Rhapis vem do grego (cana) devido ao estipe (tronco) que apresenta nós e entre-nós bem definidos, como a cana. Apresenta folhagem muito ornamental e suas flores possuem importância secundária.
Pode alcançar até 3m de altura e apresenta caules paralelos e recobertos de fibras. Suas folhas são palmadas, de coloração verde-escura. Tem crescimento lento e as regas devem ser bem espaçadas, suportando solo mais seco, clima ameno e facilidade de cultivo.
Planta indicada para ambientes de pouca luminosidade, mas quando adulta, dependendo da região, chega a tolerar o pleno sol.
Permite várias composições interessantes. Em vasos, podem ser plantadas isoladas e com diferentes coberturas do solo, como cascas de pinus ou de macadâmia. Se a preferência for pela composição com outras plantas, podemos combiná-las, por exemplo, com os mais diversos tipos de hera, columéias ou impatiens.
Por serem longilíneas e múltiplas, são comercializadas com hastes únicas ou diversas, oferecendo possibilidades de uso em vasos de maior ou menor diâmetro. O efeito é muito agradável, tanto em vasos mais bojudos quanto nos mais alongados.
Nos jardins, normalmente são agrupadas com diferentes volumes. No nível mais baixo, outras plantas costumam ser integradas, principalmente aquelas que dão o toque colorido.
Podemos dizer que a palmeira ráfia é um verdadeiro coringa dos interiores, com diversas formas de uso.

Fonte: www.estadodesitio.com.br

Paisagismo - Lagos e Fontes



Ao se iniciar um projeto, é avaliado o espaço e também a maneira como as pessoas vivem, pois além da funcionalidade e viabilidade, podemos dar um sentido maior, evidenciando a personalidade, com a fusão de estilos. O desafio é equilibrar estética e funcionalidade.
Um elemento curioso e inesperado é sempre bem-vindo. Fontes e lagos podem trazer esta surpresa. Além disso, refrescam o ambiente, acalmam os sentidos, com fluidez e suavidade.
A água constitui fator de grande atração visual, tanto por seus efeitos de reflexão, pela sensação de ampliar horizontes e de movimento, quanto por seus efeitos sonoros e psicológicos.
Entre flores, folhagens, árvores, palmeiras, o resultado é incrível. Desde espaços pequenos, com pequenas fontes, até grandes locais, com piscinas, lagos ou cascatas, a água sempre equilibra a composição.
Se o espaço for reduzido, as pequenas fontes são responsáveis por agradáveis sensações e podem ser inseridas em qualquer jardim através de um simples sistema de bombeamento de água, semelhante ao utilizado em aquários. O som emitido pela água é calmante e terapêutico, segundo especialistas holísticos.
Mesmo considerando a grande oferta do mercado, é sempre bom apostar na criatividade e oferecer um toque personalizado. Afinal, os elementos da casa em que moramos sempre trazem simbologias pessoais.
Cada casa conta a história de quem ali vive.


Mensagem do Dia


BENEVOLÊNCIA

Benevolência significa que sou naturalmente disposto a fazer o bem. Sou naturalmente generoso. Todas as minhas ações, sejam em nível de pensamentos, palavras ou dos próprios atos, são motivadas por gentileza. Benevolência é a virtude que assegura minha boa fortuna, pois quando desejo e faço o bem aos outros, eles se tornam meus doadores de bons votos. Ser gentil e simpático com os outros traz gentileza e simpatia em retorno.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Espécies de Orquídeas

 


ACLANDIAE – (Bahia)
AMETHYSTOGLOSSA – (Bahia)
BICOLOR – (São Paulo – Rio de Janeiro – Espírito Santo – Minas Gerais)
CINNABARINA – (Espírito Santo Minas- Gerais)

CRISPA - (Rio de Janeiro) CRISPILABIA – (Minas Gerais)
DOLOSA – (São Paulo – Minas Gerais )
DORMANIANA – (Rio de Janeiro )
ELDORADO – ( Amazonas )
ELONGATA – (Bahia)
FLAVA - (Espírito Santo- Minas Gerais)

FORBESII – (Rio de Janeiro – São Paulo – Paraná)
GRANULOSA - (Pernambuco)
GRANULOSA VAR. SCHOFIELDIANA – (Espírito Santo)
GRANDIS - (Espírito Santo) Harpophylla - (Espírito Santo)

GUTTATA – (Rio de Janeiro –São Paulo –Paraná –Santa Catarina – Rio Grande do Sul)
HARRISONIANA – (Espírito Santo – Rio de Janeiro – São Paulo- Paraná)
INTERMEDIA – (São Paulo – Paraná – Santa Catarina – Rio Grande do Sul)
JONGHEANA – (Minas Gerais)

LABIATA AUTUMNALIS – (Alagoas – Pernambuco – Paraíba – Ceará)
LABIATA WARNERI - (Espírito Santo – Minas Gerais)
LEOPOLDII – (Rio de Janeiro –São Paulo –Paraná –Santa Catarina –Rio Grande do Sul)
LODDIGESII – ( Minas Gerais – São Paulo) 

LOBATA - (Rio de Janeiro)
LONGIPES – (São Paulo –Minas Gerais- Espírito Santo)
LUNDII - (Minas Gerais- São Paulo)
MILLERII - (Minas Gerais)
PERRINII - (Rio de Janeiro – Espírito Santo – Minas gerais)
PUMILA – (Rio de Janeiro- Espírito – Santo- Minas Gerais)
PURPURATA – (São Paulo – Santa Catarina – Rio Grande do Sul)
REGNELLII - (Espírito Santo – Minas Gerais) RUPESTRIS – (Minas Gerais)
TENEBROSA – (Espírito santo – Minas Gerais)
XANTHINA - (Espírito Santo – Minas Gerais)

Fonte: sitecurupira.com.br

Mensagem do Dia


ACEITAÇÃO

“Quando somos gentis com nós mesmos, quando desaceleramos e dançamos suavemente a música da vida, os relacionamentos conosco e com os outros mudam. Conseguimos acalmar a autocobrança e serenizar as exigências em relação às pessoas. Permitimos ser o que somos e também aceitamos os limites dos outros. Aceitação torna a face mais bonita, o corpo mais relaxado. Traz harmonia a todos ao redor, aquietando a atmosfera."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paisagismo - Cássia Baiana


A Cássia baiana (Cássia polyphylla) é um arbusto lenhoso, muito frutífero e nativo do Brasil.
Merece atenção especial para ser usada em projetos paisagísticos, pois suas flores amarelas são abundantes e florescem quase o ano todo.
Os arbustos podem ter diversos papéis no paisagismo. São plantas volumosas, com a função de dividir espaços, criar biombos que propiciam privacidade, quebrar correntes de vento e de som, criar volumes de cor, atrair pássaros e outros animais, suavisar a altura de árvores e palmeiras, além de oferecer grande riqueza de texturas e aromas.
Esta planta leguminosa chega a atingir 3m de altura e 3m de largura. Seus ramos pendentes aumentam o valor ornamental da espécie.
Um arbusto de tamanha beleza que pode ser plantado próximo a portas ou janelas ou como biombo para oferecer privacidade. Seus galhos podem ser aproveitados como grandes buquês dentro de casa. Também pode ser explorado numa sequência, onde seus ramos pendentes oferecerão leveza ao bloco. Combinar cores com outros arbustos, que se repetem ao longo do jardim, permite grande vivacidade.
Sem dúvida nenhuma, o uso de arbustos é fundamental para tornar os projetos mais interessantes e completos e a Cássia baiana pode ser uma ótima opção.


Mensagem do Dia


VITÓRIA


“Não se deixe enfraquecer ao enfrentar obstáculos e problemas. O verdadeiro conquistador é aquele que não oscila com as dificuldades e com paciência mantêm a mente equilibrada. O vencedor usa seu tempo valioso no trabalho valioso. Ele não desperdiça o tesouro do tempo. Ele vai rápido em direção à meta de se tornar um ser humano melhor. Ele acende a luz do entusiasmo de forma a tornar sua vida cheia de luz.”

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Mensagem do Dia



AMOR EXTRA


"Dentro de você há 8 armas espirituais. Conforme a situação, escolha a arma apropriada e use-a no momento certo. Experimente e veja como seus limites se ampliam.
(1) Interiorizar-se: busque o que você é realmente, não se perca no que você não é.
(2) Desprender-se: sinta que o passado é uma mochila pesada e desconfortável, solte-a.
(3) Tolerar: deixe de lutar contra o vento e passe a amá-lo.
(4) Ajustar-se: veja que a vida é elástica e seja elástico também.
(5) Discernir: escute sua consciência e entenda que tudo que vem é para o seu bem.
(6) Julgar: seja juiz de si e advogado dos outros, não o contrário.
(7) Enfrentar: faça as coisas pelas quais tem medo e o medo desaparecerá.
(8) Cooperar: trabalhe com outros e transforme o difícil em fácil."



 

Paisagismo: Araçá





Araçá: fruteira encontrada em forma silvestre na Amazônia. Tem sido explorada na área de paisagismo e comercializada para vasos.
É uma planta rústica, bonita e cresce bem em solos de baixa fertilidade, ácidos, em regiões com chuvas desde 1.700mm até 3.150mm anuais e temperatura média de 25°C.
Floresce e frutifica o ano todo. Pertence à família das Mirtáceas, que é a mesma da goiaba e jabuticaba.
O fruto surge em abundância e chama a atenção pela forma arredondada e amarelada, quando maduro. São delicados e amassam com facilidade, sendo difícil o transporte por longas distâncias.
A polpa pode ser congelada, tem aroma agradável e sabor ácido.
Em paisagismo, o uso do araçá é bastante versátil e ganha destaque.

Fonte: www.estadodesitio.com.br

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mensagem do Dia


UNIDADE

“Unidade é a harmonia dentro e entre indivíduos. Ela é construída através de visão compartilhada para o bem comum. É apreciar os valores de cada um e suas contribuições singulares. Quando existe a vontade interna de acomodar os outros a unidade floresce. Quando eu dou o primeiro passo para ultrapassar as barreiras nos relacionamentos outros também irão mudar.”

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dicas para ter sucesso com as bromélias



1. Se as folhas novas são mais longas em relação às mais antigas, o local de cultivo tem sombra demais.
Também se a cor das folhas fica somente verde, perdendo o colorido.



2. Se as folhas começam a apresentar sinais e manchas pretas há água demais na muda.


3. Se aparecerem manchas secas nas folhas, a planta pode ter queimado com sol, também pode ter sido regada e a água agiu como lente sob o sol, queimando a folha. Adubação demais pode apresentar sintomas parecidos, mas a queimadura começará nas pontas da folhas.


4. As bromélias dos gêneros Vriesia, Neoregelia, Aechmea, Billbergia,Guzmania e Canistrum possuem tanque dentro da roseta de folhas e costuma-se deixá-lo sempre com um pequeno filme d’água.


5. Quando plantar não enterre demais a muda, a base das folhas deve ficar acima da linha do solo. Se a muda é grande, use tutor até a fixação da muda no substrato.


6. Não use vaso muito grande para não haver muita umidade nas raízes, facilite a drenagem usando cacos de vasos, brita ou isopor cortado no fundo e um substrato bem pouco denso.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br

Paisagismo - O requinte das Ixoras



São arbustos de folhagem miúda, de verde bastante escuro, com textura que lembra couro. A floração ocorre com maior intensidade na primavera e no verão, garantindo grande valor ornamental. São inflorescências compactas e grandes, com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa.

As variedades anãs chegam a um metro de altura e ficam perfeitas quando usadas em lindos cordões ou agrupamentos  nos jardins. As variedades maiores, como a Ixora coccínea, podem ser usadas também como cercas vivas e são ótimas para esconder muros e muretas.

De ciclo de vida perene, são muito apreciadas nas regiões de clima quente, a grande maioria delas são cultivadas a pleno sol e não são muito exigentes em fertilidade de solo. São também recomendadas para regiões praianas e dispensam maiores manutenções , porém devem ser regadas em intervalos regulares. Multiplicam-se por estacas e não suportam geadas.

Nem todas ixoras são escolhidas pela cor de suas flores. Por exemplo, a Odorata Ixora de Madagascar exige sombra e produz enormes inflorescências, cuja atração é também um perfume maravilhoso. É excelente para varandas e jardins sombreados.

Para quem gosta de jardins floridos o ano todo, as ixoras representam uma ótima opção, inclusive compondo bem em diversos estilos. Seu uso é a certeza de um toque de requinte em ambientes alegres.

Orquídea Paphiopedilum



Nome Técnico:Paphiopedilum
Nomes Populares :sapatinho ou queixuda
Família : Família Orchidaceae
Origem: Originária da Tailândia


Descrição: Orquídea de crescimento monopodial, com tamanho até 15cm de folhas estreitas flexíveis, com a nervura central bem marcada.
As flores de 6x9 cm tem formato exótico, onde o labelo tem o formato de um queixo ou sapato, sendo conhecidas como queixuda ou sapatinho.

Por isto os colecionadores desta espécie intitulam-se de sapateiros.
As flores são solitárias em longa haste de 15 cm e permanecem por longo tempo, de até mais de 20 dias.
Floresce da primavera até o verão, dependendo da região.

Um grande número de espécies são encontradas e fazem grande sucesso em exposições e nas floriculturas.
 
Modo de Cultivo :Necessitam de cultivo em ripados com sombreamento em torno de 50% e toleram temperaturas que podem ir de 10 a 30ºC, o que nos dá a possibilidade de cultivar este gênero em todo o país.
O substrato de cultivo deve ser bem poroso.
Apesar de terrestre, o solo mineral comum não deve ser usado pois tende a compactar e impedir as raízes de crescerem e respirarem.
Coloque no fundo do vaso pedriscos ou brita, depois casca de coco e de pínus que foram deixados dentro d’água para saturar, deixar escorrer antes de colocar no vaso.
Também colocar sfagno, aquele musgo seco usados pelos floristas.

Esta orquídea não possui pseudobulbo e caule e portanto não tem como armazenar água, por isto necessita que se mantenha o substrato bem poroso levemente úmido, não encharcado.
Se cultivada dentro de casa e não num ripado, a conveniência de manter o substrato e o ambiente úmido pode ser feito colocando uma esponja úmida no prato sob o vaso. Muitos preferem colocar pedrinhas mantidas com um pouco de água, mas sem que o fundo do vaso fique mergulhado nela.
Um problema em tempos de combate a dengue. Pode também regar mais frequente na estação mais quente e seca.

Para adubar esta planta não é preciso muita manutenção, pois tem lento crescimento e não necessita de grande quantidade de nutrientes.
Adubo granulado dissolvido em água (1 colherinha de chá para 2 litros de água), poderá borrifar as folhas e o substrato, a cada 3 meses durante o período vegetativo e 1 vez por semana no mês que antecede a floração.



Paisagismo:É uma orquídea fácil de cultivar e mesmo sem flores sua folhagem é atrativa, constituindo em belo adorno para cultivo em sacadas e ambientes internos com luminosidade.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br

Mensagem do Dia


DESAFIO

“Muitas situações vêm como provas para nos tornar mais fortes. O mundo é como um oceano. Pode existir um oceano sem ondas? Existem ondas grandes, ondas médias e ondas pequenas. Algumas ondas vêm para pegar as coisas. Outras ondas vêm para jogar as coisas para fora. O mundo é igual. Diferentes situações vêm e continuarão a vir sempre. O importante é a experiência que acumulamos a cada desafio que decidimos enfrentar.”

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Mensagem do Dia


AMOR EXTRA

"Se um dia alguém quiser dar algo ruim a você, algo que possa entristecê-lo, não aceite. Você é aquele que possui um grande coração. Então, torne-se um doador de virtudes. Dê cooperação, amor e poder a essa pessoa. É isso que ela precisa receber de você. Deixe emergir um amor extra em seu coração. Com o poder desse amor essa pessoa será naturalmente transformada".

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mensagem do Dia


FRUTOS

"Quando fazemos algo bom para alguém, geralmente esperamos que essa pessoa nos retribua da mesma forma. Mas nem sempre isso acontece. De fato, às vezes, nos deparamos com uma resposta negativa. Isso desencoraja nossa positividade. Mas precisamos entender que as sementes das nossas boas ações darão frutos no tempo certo. Quando temos isso em mente, continuamos a fazer o bem sem esperar fruto imediato. E veremos que o resultado virá naturalmente no momento certo."

Nomes populares das Orquídeas

         Fonte: http://www.orquidario.org/

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Classificação das Orquídeas

                                              
                                                 Thelymitra variegata


EPÍFITAS: desenvolvem-se sobre as árvores, usando-as apenas como suporte. Constituem a maioria das orquídeas cultivadas, por apresentarem menor dificuldade no trato diário.


RUPÍCULAS: vivem sobre as pedras, em locais super quentes; as raízes ficam escondidas por baixo do limo que nasce nas fendas das rochas.


TERRESTRES: crescem sobre o solo, onde fixam as suas raízes. Vivem em locais cuja terra é rica em material orgânico, resultante da decomposição das folhas.


SAPRÓFITAS: são raríssimas, dependem da matéria orgânica em decomposição e são desprovidas de clorofila; desenvolvem-se com a ajuda de um fungo, crescendo no húmus das florestas e chegando a florir debaixo do solo. Apresentam flores pequenas e pálidas.

A Baunilha é extraída de uma Orquídea!



Isso mesmo! A baunilha é extraída de uma orquídea chamada Vanila edwalli.
A poção usada para dar sabor e aroma aos alimentos e aos perfumes
são os grãos da vagem da planta.
Quando estão verdes, esses grãos não tem graça nenhuma,
não possuem cheiro, nem gosto algum.
As características apreciadas aparecem devido à ação de enzimas liberadas durante o processo de secagem. A técnica usada pela indústria consiste em colocar vagens colhidas em um lugar seco para que elas transpirem durante a noite e depois
durante o dia, expô-las ao sol.
A baunilha é natural da América Central, mas se difundiu pela Europa e
América do Norte.

Curiosidades sobre Orquídeas...


ORQUÍDEA...


Diz a lenda que bruxas usavam as raízes tuberosas das orquídeas (semelhantes a testículos humanos) no preparo de poções mágicas: as frescas para promover o amor, as secas para provocar paixões.
Os herbalistas do século XVII chamavam-nas de Satíriass, em referência ao deus Sátyros, da mitologia grega, habitante das florestas, que, segundo os pagãos, tinha chifres curtos e pés e pernas de bode. Na lingua portuguesa, a palavra sátiro também é sinônimo de devasso, libidinoso. De acordo com a lenda, Orchis, filho de um sátiro com uma ninfa, foi assassinado pelas Bacantes, sacerdotisas de Baco, deus do vinho. Graças às preces de seu pai, Orchis teria sido transformado em uma flor, que agora leva o seu nome: orquídea.
Desde a Idade Média, as orquídeas são populares por suas supostas propriedades afrodisíacas. Preparados especiais utilizando as raízes tuberosas e folhas carnosas de algumas espécies foram tidas como estimulantes sexuais e até mesmo capazes de auxiliar na produção de bebês do sexo masculino. Tornaram-se assim, sinônimo de fertilidade e virilidade.


Fonte: Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Mensagem do Dia



Quantas coisas já perdemos na Vida por medo de perder??
O medo é o maior obstáculo de nossas vidas!
Bem aventurado é aquele que o enfrenta e se permite conhecer os frutos da
C-O-R-A-G-E-M.

Aqui deixo minha admiração a todas as pessoas corajosas que conheço!

Luiz Henrique
ORQUIVIVA

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curso de Cultivo de Orquídeas


Atenção!!!

As inscrições estão abertas para o
Curso Intensivo de Cultivo de Orquídeas.

Aprenda todas as técnicas e dicas importantes para o cultivo.
Oferecemos Certificado no final do curso.
Entre em contato conosco para maiores informações!

Fone: 019 - 3557-4849

Uma Lenda...


Conta-se que há cerca de 3.000 anos, a Rainha de Sabá estava indecisa sobre como presentear o Rei Salomão. Afinal, o que poderia encantar um rei tão poderoso? Uma escrava lhe trouxe a decisão: "Ao maior dos reis, leve um feixe de orquídeas".

Passado tanto tempo, o fascínio ainda persiste e as orquídeas continuam a aumentar sua legião de fãs e apaixonados.  E hoje, é possível adquirir lindos exemplares dessa planta por preços bem acessíveis.

Bem tratadas, as orquídeas produzem belas floradas anualmente.


O que é uma orquídea?

Orquídeas são plantas perenes que pertencem a família Orchidaceae, existindo mais de 1800 gêneros com centenas de espécies por gênero.

Há no Brasil vários tipos de orquídeas pequeninas e grandes,
todas muito belas.


Sua casa agradece...
Orquídeas raras para presentear quem você gosta!