São arbustos de folhagem miúda, de verde bastante escuro, com textura que lembra couro. A floração ocorre com maior intensidade na primavera e no verão, garantindo grande valor ornamental. São inflorescências compactas e grandes, com numerosas flores de coloração amarela, vermelha, laranja ou cor-de-rosa.
As variedades anãs chegam a um metro de altura e ficam perfeitas quando usadas em lindos cordões ou agrupamentos nos jardins. As variedades maiores, como a Ixora coccínea, podem ser usadas também como cercas vivas e são ótimas para esconder muros e muretas.
De ciclo de vida perene, são muito apreciadas nas regiões de clima quente, a grande maioria delas são cultivadas a pleno sol e não são muito exigentes em fertilidade de solo. São também recomendadas para regiões praianas e dispensam maiores manutenções , porém devem ser regadas em intervalos regulares. Multiplicam-se por estacas e não suportam geadas.
Nem todas ixoras são escolhidas pela cor de suas flores. Por exemplo, a Odorata Ixora de Madagascar exige sombra e produz enormes inflorescências, cuja atração é também um perfume maravilhoso. É excelente para varandas e jardins sombreados.
Para quem gosta de jardins floridos o ano todo, as ixoras representam uma ótima opção, inclusive compondo bem em diversos estilos. Seu uso é a certeza de um toque de requinte em ambientes alegres.