Translate

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paisagismo - Palmeira Ráfia ou Rápis


A palmeira ráfia (Raphis excelsa) encanta pela versatilidade e beleza. Independente de modismos, é uma das plantas mais procuradas no comércio de ornamentais.
É originária da China e pertence à família das Palmáceas.
O termo Rhapis vem do grego (cana) devido ao estipe (tronco) que apresenta nós e entre-nós bem definidos, como a cana. Apresenta folhagem muito ornamental e suas flores possuem importância secundária.
Pode alcançar até 3m de altura e apresenta caules paralelos e recobertos de fibras. Suas folhas são palmadas, de coloração verde-escura. Tem crescimento lento e as regas devem ser bem espaçadas, suportando solo mais seco, clima ameno e facilidade de cultivo.
Planta indicada para ambientes de pouca luminosidade, mas quando adulta, dependendo da região, chega a tolerar o pleno sol.
Permite várias composições interessantes. Em vasos, podem ser plantadas isoladas e com diferentes coberturas do solo, como cascas de pinus ou de macadâmia. Se a preferência for pela composição com outras plantas, podemos combiná-las, por exemplo, com os mais diversos tipos de hera, columéias ou impatiens.
Por serem longilíneas e múltiplas, são comercializadas com hastes únicas ou diversas, oferecendo possibilidades de uso em vasos de maior ou menor diâmetro. O efeito é muito agradável, tanto em vasos mais bojudos quanto nos mais alongados.
Nos jardins, normalmente são agrupadas com diferentes volumes. No nível mais baixo, outras plantas costumam ser integradas, principalmente aquelas que dão o toque colorido.
Podemos dizer que a palmeira ráfia é um verdadeiro coringa dos interiores, com diversas formas de uso.

Fonte: www.estadodesitio.com.br