Translate

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Paisagismo - Cássia Baiana


A Cássia baiana (Cássia polyphylla) é um arbusto lenhoso, muito frutífero e nativo do Brasil.
Merece atenção especial para ser usada em projetos paisagísticos, pois suas flores amarelas são abundantes e florescem quase o ano todo.
Os arbustos podem ter diversos papéis no paisagismo. São plantas volumosas, com a função de dividir espaços, criar biombos que propiciam privacidade, quebrar correntes de vento e de som, criar volumes de cor, atrair pássaros e outros animais, suavisar a altura de árvores e palmeiras, além de oferecer grande riqueza de texturas e aromas.
Esta planta leguminosa chega a atingir 3m de altura e 3m de largura. Seus ramos pendentes aumentam o valor ornamental da espécie.
Um arbusto de tamanha beleza que pode ser plantado próximo a portas ou janelas ou como biombo para oferecer privacidade. Seus galhos podem ser aproveitados como grandes buquês dentro de casa. Também pode ser explorado numa sequência, onde seus ramos pendentes oferecerão leveza ao bloco. Combinar cores com outros arbustos, que se repetem ao longo do jardim, permite grande vivacidade.
Sem dúvida nenhuma, o uso de arbustos é fundamental para tornar os projetos mais interessantes e completos e a Cássia baiana pode ser uma ótima opção.