Translate

sexta-feira, 4 de março de 2011

A grama e seus vários tipos



A escolha do tipo de grama deve ter orientação no clima característico do local, luminosidade e tráfego de pessoas, animais e objetos como automóveis, por exemplo.
Ter um espaço com grama é uma questão de bom senso com relação ao meio ambiente, pois proporciona permeabilidade às águas da chuva e não retém o calor como áreas cimentadas e pisos.
Os espaços preenchidos com grama levam bem estar às pessoas que frequentam o ambiente, pois a área verde refresca a sensação térmica e descarrega a tensão do dia a dia.




Segue abaixo alguns tipos de gramas disponíveis:


Grama Esmeralda:
Este tipo de grama para jardim é o mais comercializado no Brasil atualmente. Possui folhas médias de cor esmeralda, grande número de estolões e boa resistência ao pisoteio. Ótima para jardins residenciais, áreas industriais e esportivas. É excelente para o controle da erosão. Tem boa tolerância a altas temperaturas, à seca e à salinidade.


Grama São Carlos:
Esta grama para jardim é também conhecida como Curitibana. Possui folhas longas, verde intenso, estolões rastejantes e boa rusticidade. É indicada para formação de jardins residenciais e industriais. Reage muito bem principalmente em regiões de clima frio, pois tem ótima tolerância a baixas temperaturas. Adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas como em áreas semi-sombreadas.


Grama Bermudas: 
Folhas estreitas e coloração verde intenso caracterizam essa espécie que é a mais usada na formação de campos esportivos em função da sua maciez, alta capacidade de regeneração e resistência ao pisoteio. Quando bem adubada o crescimento é rápido, porém é a espécie que mais exige luminosidade, não tolerando ambientes com sombra.


Grama Santo Agostinho:
Muito utilizada em áreas serranas e a beira-mar, em função da sua resistência a baixas temperaturas e solos salinos. Também conhecida como grama inglesa, apresenta folhas de médias a largas, cor verde-escuro, estolões abundantes e boa rusticidade. Indicada para formação de jardins em casas de campo e praia.
Deve-se ter cuidado especial na rotina de poda nas áreas sombreadas.


Grama Japonesa:
Grama para jardim com folhas macias, finas e compactas. Utilizada para formação de gramados ao sol. O crescimento em altura é muito lento, o que consiste numa boa característica para uma grama. Não sendo podada forma um verdadeiro colchão. Quando podada, tem o inconveniente de ficar exposta a ramagem inferior desprovida de folhas, com aspecto de seca. Não é muito resistente ao pisoteio.


Grama Batatais:
Grama bastante rústica, muito resistente ao pisoteio e à falta de água. Demora mais do que as outras para cobrir a área, tem folhas ásperas e com pelos, não sendo macia ao tato e podendo causar coceiras. É indicada para ser plantada em grandes áreas.


Grama Preta: 
Grama usada em áreas com necessidade de forração e semiausência de luz solar. Excelente para áreas com muita sombra. Tem folhas escuras e não suporta o pisoteio. Vai muito bem em jardins internos.