Translate

quarta-feira, 23 de março de 2011

Um belo jardim




O jardim deve ser tocado, ouvido, degustado e principalmente cheirado. Normalmente, as grandes responsáveis pelos agradáveis aromas de um jardim são as flores.
É preciso conhecer sobre as plantas para que as espécies plantadas ofereçam prazer ao olfato, sem excessos que possam se tornar um incômodo para os que ali frequentam. Algumas combinações de odores funcionam, outras não.
Gostar do perfume das flores é um prazer universal. Cultivar plantas cheirosas exige o conhecimento das preferências pessoais de cada um, porque o gosto pelas fragrâncias varia muito.
Em jardins pequenos, o ideal é usar apenas uma planta com perfume mais acentuado. Nos jardins maiores, é possível utilizar mais de uma espécie, desde que os ambientes tenham uma certa distância. A época da florada deve ser considerada, pois podem ser programados diversos aromas durante o ano.
Às vezes relacionamos o jardim de aromas com os jardins mais clássicos, mas, em tese, todo estilo pode receber uma planta com aroma agradável. Aroma está relacionado com resgate, com memória e é muito interessante fazer uma pesquisa com o cliente para colocar esta sensação no jardim.
São perfumes da infância, de algum momento importante, do entardecer, da manhã úmida. Na verdade, eles fazem parte da história de cada um de nós.
Nos jardins sensoriais, por exemplo, desenvolvidos para deficientes visuais, os aromas são muito explorados, assim como o tato, a audição e o paladar. É impressionante a emoção que pode ser transmitida.
São muitas as plantas utilizadas com este fim. As mais procuradas são os jasmins, inclusive as trepadeiras como o jasmim de madagascar, o jasmim rio e o jasmim dos poetas ou como o jasmim manga, que é uma árvore belíssima. Também plantas como o manacá da serra, lavanda, viburno, lírios, roseiras e muitas orquídeas são bastante apreciadas.
Algumas plantas sem flores vistosas podem ser perfumadas. É o caso de ervas como a mirra e o alecrim, entre tantas outras. Também a tuia maçã e a tuia limão tem aromas muito agradáveis, exalados por suas folhas.
Muito mais do que admirado e contemplado, um belo jardim deve transmitir sensações. Um jardim com aromas é um jardim completo e cria memórias em cada um de nós.
Memórias que duram décadas e que nos fazem reviver bons momentos.