Translate

terça-feira, 15 de março de 2011

Jardins com frutos






Além de belos, os jardins podem ser utilitários, mantendo ainda mais vivo o nosso contato com a natureza.
Frutíferas, por exemplo, aludem à infância, ao quintal da casa de interior e atraem pássaros.
Plantar árvores frutíferas é boa idéia. São atraentes e as menores podem ser plantadas até mesmo em vasos. Jabuticaba, romã, pitanga, laranja kinkan, acerola, uva, figo e limão são as mais recomendadas para quem tem pouco espaço.
Sobram motivos para se plantar frutíferas, afinal, quem não gosta de colher frutos no pé? É um prazer ao alcance de todos e se houver mais espaço é possível utilizar espécies que frutificam em épocas alternandas.
Mesmo quem não tem familiaridade com estas plantas vai perceber que a maioria delas não dá muito trabalho. Crescem em ambientes bem iluminados e o local escolhido deverá receber sol por mais de cinco horas.
Um bom projeto de paisagismo irá direcionar o uso destas plantas, levando em consideração o clima da região, as condições do espaço e a harmonia com os outros elementos. Providenciar as mudas e preparar o solo são fatores que devem ser levados em consideração com muito critério.
Os cuidados para garantir uma árvore saudável e produtiva começam desde a hora do plantio. É importante fazer uma cova quadrada, pelo menos de 50cmX50cmX50cm e prepará-la com mistura de terra e matéria orgânica. A adubação é mais um ponto que exige atenção. É bom molhar bastante a cova e colocar adubo em toda a volta, para não queimar a raiz. Nas lojas especializadas é possível encontrar adubos próprios para plantas frutíferas. Esse tipo de adubo deve ser diluído em água e pode ser aplicado uma vez por mês.
Incluir algumas mudas de árvores frutíferas no jardim pode garantir, além de um visual mais colorido, inclusive pela atração dos pássaros, um primeiro passo para estimular o consumo de alimentos mais saudáveis.
Seu jardim pode acolher estas plantas com muita naturalidade. Basta planejar. Os sentidos agradecem.