Translate

terça-feira, 1 de março de 2011

Russélia






A russélia (Russelia equisetiformis ou Russelia equisetiformis "Alba"), também chamada de flor-de-coral, é uma herbácea nativa do México, que apresenta grande exuberância e beleza. Planta pendente, fácil de cuidar, adaptou-se com muita facilidade em todo o Brasil, alegrando nossos jardins com suas flores brancas ou vermelhas.
A florada é abundante e ocorre durante todo o ano, sendo que a variedade "Alba" (flores brancas) tem floração mais tímida. Na primavera e no verão ocorrem as florações mais intensas.
Com néctar farto servido em flores, que mais lembram taças de champagne, a russélia é um convite aos beija-flores. Tanto que alguns pássaros constroem seus ninhos por perto para facilitar o acesso ao banquete e, de quebra, embelezar ainda mais os nossos jardins.
Esta planta é indicada para floreiras, jardins suspensos, vasos altos e até mesmo para taludes mais acentuados. Ela se esparrama pelo ambiente onde é plantada e, como se trata de uma vegetação pendente, costuma ser cultivada compondo maciços. Em jardins menos coloridos, ela pode dar o toque de cor, inclusive misturando as vermelhas com as brancas.
Os grandes maciços, principalmente os vermelhos, criam um belo impacto visual no jardim. As flores brancas são menos comuns e também possuem grande potencial paisagístico, principalmente quando contrastam com o entorno como, por exemplo, com muro de pedras ou com paredes mais escuras.
Alguns cuidados vão ajudar a russélia a ficar ainda mais bonita e atraente, como as regas duas ou três vezes por semana, adubação a cada seis meses, plantio em solo rico em matéria orgânica e sol pleno.
Tanto pela beleza, como pela visita dos sempre bem vindos beija-flores e pela facilidade de cultivo, vale a pena considerar a inclusão desta planta nos projetos paisagísticos.