Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

Jardins verticais








Diante do desenvolvimento desenfreado das grandes cidades, os habitantes passam a sentir necessidade de reconciliação com a natureza, o que torna o paisagismo indispensável e fundamental, como instrumento e coadjuvante nesta causa. Quanto mais civicamente evoluído, mais o ser humano busca intensificar seu convívio com a natureza, tentando de todas as formas integrá-la a sua vida cotidiana.
A escolha correta de plantas transforma lugares, com poucas perspectivas, em jardins convidativos, aconchegantes e charmosos, ou mesmo em bonitas composições em corredores, desde que se trabalhe com sensibilidade a geometria da área, levando em conta o tamanho e formato das espécies e elementos decorativos.
A maioria das casas tem pelo menos um vaso de plantas, mas podemos ir além. Os jardins têm o poder de mudar a atmosfera local. Basta soltar a imaginação e planejar as mudanças, com acompanhamento de um bom profissional.
Quando um jardim é feito em áreas reduzidas, por exemplo, uma das maneiras de resolver sua ornamentação é planejar a implantação de espaços cultivados na vertical. Adiciona-se assim uma nova dimensão, onde cortinas de plantas cobrem muros e paredes.
Quando se inicia uma construção, existe dúvida quanto ao momento de se planejar o jardim e pequenas áreas verdes. O ideal é planejá-lo no início da obra, para que as expectativas do cliente possam ser atendidas nos detalhes, com melhores resultados. Além disso, pode-se implantar a vegetação desejada e adequada, levando em conta posição do sol, tipo e profundidade do solo, drenagem e impermeabilizações na área construída.
Planejar é o grande segredo, onde a combinação de plantas deve ser priorizada para se atingir a harmonia desejada ao local.
Esta atenção também é importante para quem dispõe de áreas reduzidas ou simplesmente de corredores laterais.

Fonte: www.estadodesitio.com.br