Translate

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Gerânio







Gerânio é o nome genérico dado às espécies do gênero Pelargonium. Originário da região sul da África, está bem adaptado ao clima das regiões sul e sudeste do Brasil. Apresenta alta capacidade de gerar variedades híbridas, tanto que grande parte do material genético presente no Brasil é fruto de cruzamentos ocorridos naturalmente.
O nome do gênero deriva da semelhança de seu fruto com o bico de uma cegonha. O gerânio perdeu parte do glamour adquirido na época Vitoriana, devido à sua popularização. Atualmente é encontrado de forma maciça em parques e jardins, públicos e privados. No entanto, ainda há variedades pouco exploradas, atrativas e vistosas, com diversos tamanhos, formas e cores, muitas delas florescendo durante vários meses do ano e algumas apresentando folhas de aroma agradável.
Com flores tão coloridas, esta planta transmite alegria aos ambientes e é vista adornando janelas e jardins desde o século XVIII. Apresenta ainda outras utilidades além de paisagística: transforma-se em óleo essencial e em perfumes, sendoque as folhas de algumas variedades comestíveis são usadas como guarnição para determinados pratos. Seu óleo encontra amplo emprego nas indústrias de perfumaria, de cosméticos e de sabões.
Para cultivar o gerânio, além de muita luz, é preciso duas ou três regas por semana, sempre de acordo com a temperatura ambiente. Entretanto, deve-se ter o cuidado de observar se o vaso ou mesmo a jardineira oferecem boas condições de drenagem, pois a água acumulada pode fazer com que as raízes apodreçam. Ao regar a planta, as folhas não devem ser borrifadas, pois os gerânios gostam de atmosfera seca.
Depois da floração, os galhos devem ser podados pela metade. Isto vai estimular o aparecimento de novas flores. Se a planta estiver em vasos, replante a cada primavera ou verão. Outras dicas: quando os ramos forem longos ou houver muita distância entre as folhas, é sinal que a planta está recebendo pouca luminosidade. Mude-a para um local com mais iluminação, de preferência fora de casa, onde poderá receber sol direto. Se as folhas mais baixas ficarem amareladas, com manchas marrons, é sinal que o solo está excessivamente seco. Regue com regularidade e mantenha o vaso em boas condições de ventilação. Se as folhas e caules ficarem avermelhados, deve ser consequência de quedas acentuadas da temperatura durante a noite. Mude o vaso para uma área mais protegida e quente.
Para quem gosta de jardins e floreiras coloridos, esta é uma ótima opção, pois suas flores simples ou dobradas, em diversas cores, do branco ao carmim escuro e também bicolores, florescem o ano todo, principalmente no verão.