Translate

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Agaves







Agave é um gênero de plantas suculentas da família Agavaceae, originárias sobretudo do México e em menor grau dos Estados Unidos, América Central e América do Sul. É composto por 183 espécies, algumas das quais largamente cultivadas.
Apresentam grande importância nos jardins ensolarados e áridos, devido a sua beleza e à tolerância a ambientes secos. São plantas de pleno sol, ricas em reserva de água.
Algumas delas tem efeito extremamente exótico, como a Agave sisalana (para a produção de sisal), Agave tequilana (para a produção de tequila), Agave americana e Agave attenuata, para fins ornamentais.
Suas folhas tem formato de espadas longas, com ápices pontiagudos, aliás características da Agave sisalana e da Agave americana, fibrosas e de crescimento lento.
Não necessitam de muita rega. Recomenda-se uma vez por semana no versão e uma vez por mês no inverno. De maneira geral, dispensam podas, porém recomenda-se retirar as brotações laterais. As flores demoram de dez a doze anos para brotar e surgem apenas uma vez na vida.
São rústicas, de belo efeito ornamental, indicadas para áreas maiores, ensolaradas e afastadas do trânsito de crianças e idosos. Excelentes como plantas isoladas ou para formação de grupos, em meio aos gramados ou nos jardins rochosos. São ótimas para jardins de indústrias.
Existe também uma Agave menor, de extrema beleza, que não apresenta folhas de ápices pontiagudos, que é o Agave dragão (Agave attenuata). Por estas características, é bastante recomendada para jardins residenciais, em composição com outras plantas ou maciços. Tem folhas grossas verde-claras com superfície acinzentada e pode emitir uma inflorescência longa e cilíndrica. Com o tempo, surgem desta inflorescência diversas mudinhas de novas agaves dragão.
Deve ser plantado a pleno sol, com solo fértil e com regas regulares. Combina muito bem com jardins geométricos e tropicais.
Com criatividade, sempre surgem novos usos, como é o caso das agaves em vasos, que ficam belíssimas. Vale a pena apreciar.