Translate

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Bancos de Jardim






Há jardins exclusivamente contemplativos, outros com forte conotação utilitária, os quais, de certa forma, nos relembram até mesmo os jardins medievais, quando produzir entre muralhas era sinônimo de sobrevivência. O utilitário de hoje está ligado ao prazer de cultivar e de colher frutas e ervas no pé.
Por outro lado, surgem alguns novos conceitos, como o de condomínio-clube, com grandes áreas de lazer junto às moradias, tendência que tem se firmado, pois oferece prazer, comodidade, conforto e segurança aos moradores, além de valorizar os imóveis.
À medida que crescem a demanda por espaços com quadras, trilhas e outras recreações, torna-se ainda mais importante o projeto com zoneamento adequado para a área.
Seja qual for o tamanho e conceito do jardim, o mais importante é que, quando presenciamos espaços tão agradáveis, sentimos prazer em parar um pouco para usufruir da tranquilidade e da beleza de cada detalhe.
Assim, torna-se muito comum a procura por móveis e principalmente por bancos que, em pequenos ou grandes espaços, podem nos acomodar para uma boa conversa ou para momentos de silêncio e reflexão.
As opções de mercado são numerosas e muitas vezes temos dúvidas quanto à escolha. São vários estilos, modelos, tamanhos e diversidade de materiais.
Bancos de madeira são extremamente bonitos e aconchegantes, porém, quando expostos ao tempo, são menos duráveis e exigem manutenção mais cuidadosa. É importante a atenção quanto à origem da madeira, para que seja ecologicamente correta.
Bancos de cimento são duráveis e alguns acabamentos como o de terracota, eliminam o visual de frieza, que normalmente transmite,. Algumas alternativas são muito interessantes, entre os quais os modelos utilizados nas praças de antigamente.
Bancos de alumínio e fibra sintética são extremamente duráveis e com boas opções de design diferenciado. A valorização da arte realmente encanta.
Ainda restam materiais inovadores, como o aço escovado na mistura com madeira "teca", madeira esta que, por possuir baixa porosidade, pode, com o tratamento adequado, apresentar grande durabilidade.
Vale a pena pesquisar, pois o mercado está farto de novidades e é sempre possível criar modelos novos e costruir algo exclusivo e personalizado.