Translate

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

As versáteis Cicas



Cicas (Cyca revoluta e Cyca Circinalis) são plantas da família Cycadáceas, que juntamente com o Gynkgo Biloba constituem as duas famílias de plantas mais antigas que o ser humano conhece. São plantas anciâs, com mais de 230 milhões de anos, conhecidas como fósseis vivos, pois podemos encontrá-las vivas e também seus fósseis.
Mundialmente utilizadas no paisagismo, a Cica revoluta é a mais famosa, também considerada uma planta mística, conhecida como palma benta, amplamente utilizada no domingo de ramos para ser benta e servir como proteção contra temporais e raios. São originárias das ilhas Japonesas Okimawa e Ryukyuki.
A Cica se parece com uma palmeira, pois suas folhas são longas, rígidas e brilhantes, compostas por folíolos pontiagudos. A planta tem crescimento bastante lento, o que a torna muito valorizada no mercado. Ela se multiplica pelas sementes formadas no ápice e principalmente pelas brotações laterais que surgem na planta adulta. Vai bem como planta isolada e em conjuntos, no jardim ou em vasos.
Devemos ter o cuidado de cultivá-la a pleno sol ou a meia-sombra, em terra de jardim enriquecida com composto orgânico e areia, formando uma mistura leve e permeável.
A Cica revoluta é menor e mais comercializada que a Cica circinalis, que é também conhecida como palmeira samambaia. As duas são muito bonitas e tem efeito de destaque nos projetos de paisagismo. É interessante o quanto são apreciadas pelo público masculino.
Em jardins de entrada, oferecem imponência e refinamento, podendo ser o centro de interesse. Em áreas de lazer, valorizam muito os projetos, tanto plantadas individualmente quanto em grupos. Em vasos, são fáceis de cuidar e extremamente resistentes, desde que se use o tamanho e forma adequados.
São plantas versáteis, pois ficam bem tanto nos jardins mais contemporâneos, em decorrência da sua forma definida, quanto nos jardins que nos induzem a um resgate do tempo.