Translate

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Paisagismo - Espaços criativos








Fazer um jardim é sempre uma conquista e requer transformação em cada um de nós. Significa dar sentido para espaços muitas vezes esquecidos.
Um dos passos mais importantes é não desperdiçar o que já existe. Muitas plantas demoram a crescer e isto significa tempo de vida. Objetos pessoais, resíduos que sobram das construções, tudo pode ser aproveitado com criatividade.
As características dos objetos ou das plantas existentes, que a princípio podem parecer obstáculos, na verdade podem significar vantagens. Irregularidades do terreno, plantas mal posicionadas, muros altos, áreas pedregosas, podem se transformar em fatores positivos, até mesmo em desafios para novas criações.
Um terreno com declividade, por exemplo, merece tratamento diferenciado e o resultado pode ser muito bom, se o visualizarmos como vantagem. Os desníveis podem ser trabalhados com diversidade de plantas e materiais, como mostramos nas fotos. Muros muito altos parecem menores, se neles dispusermos painéis decorativos, trepadeiras, pequenos adornos e pergolados.
Pequenos detalhes enriquecem os projetos, como um gradil com trepadeira, peças em cerâmica, comedouros e bebedouros coloridos e devem ser estrategicamente colocados.
Lugares tão especiais sempre podem fazer germinar muitas idéias. O jardim tem etapas e quanto mais maduro melhor pode ficar. O ideal é que, após algum tempo, receba novo planejamento, para explorar e valorizar este amadurecimento.

Fonte: www.estadodesitio.com.br