Translate

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Paisagismo - Arália



A Arália elegante ou falsa Arália ( Arália elegantíssima) é uma planta ornamental, originária da Oceania, cultivada principalmente pelo aspecto longilíneo e pela delicadeza de sua folhagem, cujas folhas são divididas em numerosos folíolos, dispostos de forma aproximadamente circular.
Em interiores, raramente excede 1,80m de altura, com largura aproximada de 50cm.
Esta planta tem de fato um ar elegante e fica perfeita em jardineiras, em vasos ou individualizadas em projetos paisagísticos. O plantio em grandes maciços deve ser evitado, pois além de favorecer a maior incidência de pragas, deixa de evidenciar o visual diferenciado de sua folhagem.
A Arália pode ser combinada com outras plantas de meia sombra, principalmente com as de folhas largas, variegadas ou com diferentes tonalidades de verde, que contrastam com a folhagem escura deste arbusto.
Da família das Aralíceas, esta planta gosta de luz intensa, mas não da incidência direta dos raios solares. Não gosta do frio, nem de ambientes secos e de mudanças bruscas de temperatura. Nas estações mais quentes, exigem mais umidade. Borrifar as folhas em ambientes secos dá bons resultados.
A base dela tende a perder as folhas com o envelhecimento. Nesse caso, pode-se fazer uma poda de rejuvenescimento, que consiste em cortar os botões terminais para mantê-la frondosa e favorecer a ramificação.
Encontramos muitos espaços laterais, de meia-sombra, onde a presença de plantas longilíneas é muito requisitada. É interessante notar que a Arália não é muito difundida e, quando utilizada, valoriza imensamente o projeto, integrando-se às outras plantas, principalmente às folhagens de tons diferentes.