Translate

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Planta Ripsalis




Poucos metros quadrados são suficientes para criar um jardim e mudar o astral de uma casa. Sempre há solução para compor um cenário verde, mesmo com o mínimo espaço. É só colocar a imaginação para funcionar!
Quintal, varanda, sacada, corredor perdido, parede e laje, são exemplos de espaços que se transformam quando planejados com plantas. Se não der para ter flores e espécies exuberantes, podemos ter flores e folhagens bem distribuídos, até mesmo em vasos.
As espécies que tem uma floração significativa, normalmente necessitam de sol direto. Não é o caso das orquídeas, por exemplo. Para locais de pouco sol, teremos espécies de folhagens e de florações pequenas. Uma bonita planta que se adapta bem a pouco sol é o ripsalis (Rhipsalis), que pode ser encontrada no mercado com muita facilidade.
O ripsalis é uma dessas plantas que se encaixa em qualquer lugar. De ciclo de vida perene e da família das Cactáceas, é um cosmopolita tropical. Também chamado de cacto macarrão, é um cacto bem diferente dos outros. Seus pequenos frutos arredondados, em tom palha ou rosados, são extremamente ornamentais e atraem os passarinhos.
Habitualmente observado em árvores antigas, inclusive nas grandes cidades, exige cuidados parecidos com os das outras plantas epífitas. É uma ótima planta para composições com orquídeas, bromélias e samambaias. Seu caule é composto de várias partes (artículos) que se ramificam.
O ripsalis deve ser cultivado em substrato para epífitas, vasos, árvores e paredes de pedra, sempre à meia-sombra e regado em intervalos regulares. Tolerante ao frio, multiplica-se por sementes e por estaquia (pedacinhos de "galhos").
Além da versatilidade e da beleza, esta é uma planta que não exige regas frequentes, sendo de baixíssima manutenção. Vale a pena cultivar e conferir!