A Orquídea Vanda não é muito diferente do Ascocenda orquídea e a orquídea Phalaenopsis. Todas essas espécies de orquídeas são totalmente tropicais, não são mais difíceis de crescer do que outras orquídeas, mas têm necessidades especiais culturais se você quiser trazer o melhor para a espécie de orquídea. É originada a partir das ilhas quentes do Pacífico sul, nas localidades como Malásia, Tailândia, Bornéu e as Filipinas. Estas orquídeas epífitas sympodial preferem a exposição a pleno sol e, assim como a luz brilhante, temperaturas amenas e muita umidade.
Eu só preciso de acrescentar que estas orquídeas apresentam flores de longa duração na planta e quando não, são usadas como flores de corte.
Como a maioria das orquídeas tropicais, a orquídea Vanda prefere temperaturas quentes, com muita luz e circulação de ar, pois assim elas continuarão a crescer o ano todo. Estas orquídeas perecerão se expostas ao frio por longos períodos. Mesmo se você cultivar suas plantas em ambientes fechados, o correto é manter a orquídea na temperatura ideal. Durante o inveno, a planta fica em estado dormente. Esta dormência é para não prejudicar a planta, e sim para o crescimento e melhoria das suas flores. A faixa de temperatura ideal para a orquídea Vanda é uma baixa de 15 ° Celsius (59 ° Fahrenheit) no inverno e alto verão de 32 graus Celsius (98 ° Fahrenheit).