Translate

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A beleza da Primavera


Ipês, jacarandás mimosos, espirradeiras e tantas outras plantas anunciam o início da primavera, colorindo campos e cidades, trazendo imensa alegria.
Olavo Bilac, poeta, escreveu que "a alma da terra gorgeia e ri ao nascer da primavera". Realmente, uma alegria coletiva se instala. Parece que saímos do recolhimento do inverno para renovar nossas esperanças e atitudes.
Dia 23 de Setembro marca o início da nova estação, quando dia e noite se equivalem. Daí em diante, o dia vai se alongando até 21 de Dezembro, o mais longo do ano. Encompridar o dia significa elevar a insolação e, com mais raios solares, os vegetais aproveitam a fotossíntese com maior produtividade, transformando a energia do sol em proteínas e açúcares para as plantas. Também as chuvas tornam-se mais frequentes e a temperatura se eleva. Assim, o verde rejuvenesce.
 Nesta época, a vegetação cresce rapidamente, floresce e frutifica lá na frente. No campo é anunciado o plantio de mais uma safra e isso significa alimento e fartura, além de enorme fascínio e otimismo que se instala na alma dos agricultores.
Na cidade, o colorido das flores estimula o plantio e cuidados com as áreas verdes.
Em muitos países, principalmente naqueles do hemisfério norte, onde as variações do comprimento do dia são maiores, a primavera é tão contagiante, que ao passar pelas ruas observamos o imenso número de pessoas e famílias que trabalham em seus jardins.
Para nós, esse hábito tem aumentado e a sensibilização com as questões ambientais tem favorecido a manutenção de áreas verdes maiores.
É um ótimo período para planejar, implantar ou mesmo reestruturar nossos jardins.
Que a primavera nos toque para atitudes de delicadeza e sensibilidade sempre!