Translate

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Paisagismo - Kaizuka




A Kaizuka (Juniperus chinensis 'Kaizuka') é uma planta escultural e muito decorativa, originária da China e do Japão.
É uma conífera que pode variar de aspecto, em função da idade: as agulhas (folhas) jovens são largas, de cor clara e compactas, tornando-se pequenas quando mais velhas, em forma de escamas. O mesmo exemplar pode apresentar folhagens jovens e adultas. O tronco é escuro e levemente avermelhado, desprendendo a casca com facilidade.
É muito apropriada para jardins de estilo europeu e oriental. Quando plantada isoladamente e livre de podas, torna-se bastante valorizada e pode alcançar mais de 5 metros de altura. O uso em renques, formando cercas-vivas, é menos frequente, porém são excelentes para isolar o jardim do pó e do ruído das ruas. De crescimento lento a moderado, a Kaizuka adapta-se muito bem em vasos, sendo muito utilizada na arte do bonsai.
Esta planta tem outra particularidade que encanta, pois suas formaas espiraladas e retorcidas lembram um suspiro de confeitaria, como se fosse caprichosamente esculpida. Talvez, por isso, ofereça tanta graça aos jardins, principalmente quando utilizada isolada e como centro de interesse.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Originária de clima temperado, a Kaizuka adapta-se muito bem ao clima subtropical e é capaz de tolerar o clima tropical.
A planta é muito procurada para paisagismo e o resultado é harmonioso, quando usada como estrela principal, com expressão de simbologia no jardim.