Translate

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Paisagismo - Agapanto




Algumas plantas chamam nossa atenção em épocas especiais. No final do ano, o Agapanto (Agapanthus africanus) é uma delas, pois não consegue passar despercebido, devido à magnífica floração. Começa a florescer no fim da primavera (anunciando o verão) e continua até o começo do outono. Pode preencher grandes áreas e também fica muito interessante quando combinado com outras espécies, com flores ou não.
Originária da África do Sul, esta planta herbácea nos presenteia com belas inflorescências muito duráveis e de hastes longas, com numerosas flores brancas, liláses ou azuis, dependendo da variedade.
O nome Agapanthus vem do grego "ágape", que significa amor e "anthus", flor.
No paisagismo, o agapanto é ideal para maciços e bordaduras a pleno sol, ao longo de muros, muretas ou paredes, emoldurados por gramados bem cuidados. Pode também ser plantado em vasos que, quando integrados aos jardins, dão a eles um toque extremamente romântico.
O agapanto requer solo fértil, rico em matéria orgânica e regas regulares. Multiplica-se com grande facilidade, podendo ser cultivado em qualquer época do ano.
Para que aprecia paisagens suaves e a presença do branco e azul nos jardins, esta é uma planta muito interessante, pois, além da beleza, é rústica, resistente a doenças e de baixíssima manutenção.