Translate

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Paisagismo com toque feminino




Fazer um jardim é sempre uma conquista e requer transformação em cada um de nós. Significa dar sentido para espaços muitas vezes esquecidos.
O jeito feminino de ser torna-se evidente nos espaços pensados pelas mulheres. Normalmente existe uma preocupação muito grande com locais de convivência que, mesmo pequenos, são priorizados. Há também a preferência pelo colorido das flores e aromas.
As flores podem preencher canteiros, podem ser abundantes como trepadeiras que cobrem uma pérgula, podem ser colocadas em maciços ao longo de um caminho, podem preencher vasos colocados em um jardim. Porém, o que exige mais conhecimento e sutileza é quando as colocamos de forma alternada, com várias espécies, proporcionando-nos coloridos e aromas diferenciados ao longo do ano. São jardins de maior manutenção, é verdade. No entanto, traduzem uma sofisticação de alma.
O toque feminino, normalmente, traz muito aconchego e a preocupação com o coletivo. Tratando-se de residências, a família tem prioridade. Nas empresas, a recepção e áreas de convívio merecem total atenção.
Quando trabalhamos na essência feminina, existe simplicidade e acolhimento. É claro que a globalização também nos afeta e, muitas vezes, somos induzidos a mudar o caminho das coisas.
Trabalhando sobre o olhar feminino, verificamos que ele exige a colocação de detalhes que resultam em grande diferencial de cada projeto. Estes pequenos detalhes enriquecem os espaços, como o gradil com trepadeiras, peças em cerâmica, peças antigas, objetos pessoais, comedouros e bebedouros coloridos. Todos estrategicamente colocados.
É claro que, neste aproximar saudável que nos traz o mundo contemporâneo, os homens estão cada vez mais presentes e a parceria oferece os melhores resultados.
Lugares tão especiais sempre podem fazer germinar maravilhosas idéias.